Pousou novamente na tarde desta quinta-feira (29/09) em Recife a aeronave ER-2 da NASA, um modelo alterado e civil do lendário U-2. A aeronave decolou da Namíbia, na África, e fez uma rota de aproximadamente 8 horas sobrevoando o Oceano Atlântico.

A aeronave está no Brasil para uma série de palestras, visitas ao ER-2 e treinamento dos estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias e do Colégio Madre de Deus, todos localizados em Recife. Em termos de voo o ER-2 tem a mesma capacidade operacional do U-2, inclusive o voo de cruzeiro à 70 mil pés (~21km) e velocidade máxima de 805 km/h, o piloto utiliza um traje típico de astronauta, todo pressurizado, durante o voo.

Esse ER-2 faz parte de um projeto da NASA para estudar as variações de atmosfera de acordo com a altitude ou local do planeta, confira mais no link abaixo. A aeronave decolará de Recife para os Estados Unidos no dia 3 de outubro, próxima segunda-feira.

O ER-2 já visitou o Aeroporto de Recife no final de agosto, quando fez uma escala técnica (reabastecimento) para então conseguir voar até os Estados Unidos.

 

Veja mais em:

NASA está utilizando um DC-8 para estudar o Efeito Estufa

COMPARTILHAR