Morreu hoje (08/12) nos Estados Unidos, John Glenn, o primeiro astronauta americano que entrou em órbita, John estava internado há uma semana no hospital da Universidade do Ohio. Ele participou da missão Mercury, realizada pela NASA entre o final de 1950 e o início da década de 60.

John foi um dos sete primeiros astronautas da América do Norte, ele viajou na cápsula Friendship 7 a bordo do foguete Atlas em fevereiro de 1962, quando realizou a primeira órbita ao redor da Terra em uma missão americana. Ele também foi o quinto astronauta que visitou o espaço. Ele foi o terceiro astronauta americano que visitou o espaço, antes dele só Alan Shepard e Gus Grissom tinham feito missões pelo programa Mercury.

“Quando John Glenn decolou do Cabo Canaveral no topo de um foguete Atlas em 1962, levantou as esperanças de uma nação”, disse Obama em um comunicado oficial.

“Estamos tristes pela perda do senador John Glenn, o primeiro americano a orbitar a Terra. Um verdadeiro herói americano. Godspeed, John Glenn. Ad Astra.”, disse a NASA via Twitter citando o famoso “Godspeed”, uma fala do astronauta antes dele assumir uma missão.

czlljdewqaalgi5
John Glenn com a cápsula Friendship 7.

O programa Mercury se apoiou em pilotos militares dos Estados Unidos, John prestou serviços durante a Segunda Guerra Mundial e realizou 59 missões de combate durante esse período, e 27 antes de ser selecionado pela NASA. Ele também realizou o primeiro voo transcontinental com velocidade supersônica, em 1957, de Nova York até Los Angeles.

“John Glenn é, e sempre será, o último herói de Ohio, e sua passagem hoje é um momento de sofrimento para todos”, disse o governador do Estado de Ohio ao informar sobre a morte do astronauta. John Gleen foi o último astronauta da missão Mercure a falecer.

czlou_luuaadqvi

Depois disso tudo ele ainda voltou ao espaço a bordo do Space Shuttle em 1998, a missão STS-95 Discovery durou 9 dias no total. 

Gleen também realizou carreira política, foi Senador pelo Estado de Ohio em 1974 e 1999 através do Partido Democrata. Ele tentou concorrer para presidente dos Estados Unidos em 1984 mas fracassou, assim como em 1964 quando abandonou a ideia devido a uma fratura óssea recente.

 

 

Fotos – NASA

COMPARTILHAR