Ontem aconteceu o voo inaugural do primeiro Gripen E da FAB. O voo marca o início de vários testes com o primeiro caça brasileiro que deverá ser entregue a FAB em 2021 e em 2024 chegam as unidades construídas em território nacional.
A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.
Hoje novas imagens do primeiro voo foram divulgadas pela SAAB. O que chama a atenção no caça são as cores na fuselagem e a bandeira brasileira no estabilizador vertical.
Até que seja entregue vários testes de sensores, manobrabilidade, dos equipamentos tecnológicos, bem como de armamentos serão testados para que tudo saia certo neste período de testes.
Ao todo a FAB encomendou 36 unidades do Gripen E, sendo algumas da versão F (biposta). A fabricação dos caças acontecerá tanto na Suécia, na fábrica da SAAB em Linköping, quanto em Gavião Peixoto-SP, na unidade da Embraer responsável por fabricar o novo caça da FAB em solo nacional.
Vídeo do voo inaugural Gripen E (F-39) da FAB:
Gripen NG em meio ao cerrado brasileiro:
O fator Transferência de Tecnologia foi crucial para a FAB escolher o caça em 2013. Na época o caça concorria com outros dois, sendo um o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet e o francês, Dassault Rafale. A FAB após um período de grande estudo escolheu o sueco Gripen NG, onde o Brasil terá acesso livre na tecnologia para assim fortalecer mais a indústria aeronáutica brasileira.
Os 36 caças ficarão sediados na ALA-2 em Anápolis-GO, sob comando do 1º GDA que atualmente tem os caças F-5EM/FM.A medida que a frota de Gripens E/F (F-39 como será chamado na FAB) for chegando, será feita a substituição. A ALA 2 também será o lar de outra importante aeronave, o Embraer KC-390, cujo a primeira aeronave está prevista a ser entregue à FAB em setembro deste ano. As 28 unidades do cargueiro tático operacional farão parte do 1º GTT ( 1º Grupo de Transporte de Tropas).
Completando a lista de novas aeronaves a operarem na ALA 2, tem o E-99M, o avião-radar da FAB que está sendo modernizado para os padrões atuais, já tinha como lar a base localizada no planalto central, sob comando do Esquadrão Guardião, que começará a receber os aviões modernizados.
Com a ALA-2 completa com as novas aeronaves passará a ocupar um status de suma importância para a FAB. Sendo um porta de saída estratégica para que as aeronaves se desloquem para qualquer região do país.
Fonte de apoio: SAAB / Edição: Aeroflap
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