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Boeing e Leonardo iniciam produção de helicópteros MH-139 para a Força Aérea dos EUA

Helicóptero MH-139 Grey Wolf será usado na proteção das bases de mísseis nucleares da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: USAF/Divulgação.

A Força Aérea dos EUA (USAF) deu luz verde à Boeing e Leonardo para a produção inicial de baixa cadência (LRIP) dos helicópteros MH-139 Grey Wolf. As primeiras aeronaves, baseadas no AW139, serão entregues em 2024. 

A autorização foi assinada pela Força Aérea no dia 03/03, com as duas fabricantes anunciando um contrato para entrega de 13 helicópteros iniciais até o ano que vem. Em comunicado, a Leonardo diz que o LRIP renderá a primeira aeronave operacional definida para substituir a atual frota de helicópteros UH-1N “Huey” da Força Aérea dos EUA, com primeira entrega prevista para 2024. 

UH-1N Huey, empregado na segurança dos silos e bases de ICBM, será substituído pelo MH-139. Foto: USAF.
UH-1N Huey, empregado na segurança dos silos e bases de ICBM, será substituído pelo MH-139. Foto: USAF.

“Esta decisão é um passo importante para colocar o MH-139 em serviço e fornecer à Força Aérea dos EUA segurança adicional de seus mísseis por décadas”, disse Azeem Khan, diretor do programa MH-139 da Boeing. “Estamos trabalhando diligentemente para iniciar as entregas no próximo ano.”

 O MH-139 será usado na segurança das bases de mísseis balísticos intercontinentais, bem como no transporte de chefes de estado e equipes de segurança e defesa, e demais operaçãoes. O Grey Wolf será produzido na linha de produção da Leonardo na Filadélfia, certificada pela FAA.

MH-139A Grey Wolf. Foto: Boeing
MH-139A Grey Wolf. Foto: Boeing

“Meus colegas de equipe da Leonardo, juntamente com nossos parceiros da Boeing, estão ansiosos para continuar nossa parceria e estão totalmente comprometidos em garantir o sucesso da frota.” disse Clyde Woltman, CEO da Leonardo Helicopters US. 

A força do MH-139A reside nos esforços de colaboração da Leonardo como fabricante do equipamento original e da Boeing, como contratante principal responsável pela militarização e suporte. A Leonardo produz um helicóptero civil multifuncional certificado em sua fábrica no nordeste da Filadélfia, enquanto a Boeing é responsável pela aquisição e instalação de equipamentos militares, bem como pelo suporte pós-entrega da aeronave. Ao oferecer uma aeronave comprovada com o AW139 e integrar a tecnologia avançada da Boeing, a Força Aérea dos EUA tem a garantia do melhor helicóptero para seu conjunto de missões críticas. 

Lançamento de linha para inserção/extração de tropas por rapel. Foto: USAF.
Lançamento de linha para inserção/extração de tropas por rapel. Foto: USAF.

Os recursos aprimorados do MH-139A permitem que ele realize missões de forma mais rápida, silenciosa e eficiente. Com um aumento de 50% na velocidade e alcance e um aumento de 5.000 libras no peso bruto máximo, a aeronave está bem posicionada para executar a missão da Força Aérea de proteger locais de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) nos Estados Unidos. 

Com informações de Leonardo Helicopters. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AW139, Boeing, Leonardo, MH-139, usaexport, USAF