A Força Aérea dos EUA (USAF) deu luz verde à Boeing e Leonardo para a produção inicial de baixa cadência (LRIP) dos helicópteros MH-139 Grey Wolf. As primeiras aeronaves, baseadas no AW139, serão entregues em 2024.
A autorização foi assinada pela Força Aérea no dia 03/03, com as duas fabricantes anunciando um contrato para entrega de 13 helicópteros iniciais até o ano que vem. Em comunicado, a Leonardo diz que o LRIP renderá a primeira aeronave operacional definida para substituir a atual frota de helicópteros UH-1N “Huey” da Força Aérea dos EUA, com primeira entrega prevista para 2024.
“Esta decisão é um passo importante para colocar o MH-139 em serviço e fornecer à Força Aérea dos EUA segurança adicional de seus mísseis por décadas”, disse Azeem Khan, diretor do programa MH-139 da Boeing. “Estamos trabalhando diligentemente para iniciar as entregas no próximo ano.”
O MH-139 será usado na segurança das bases de mísseis balísticos intercontinentais, bem como no transporte de chefes de estado e equipes de segurança e defesa, e demais operaçãoes. O Grey Wolf será produzido na linha de produção da Leonardo na Filadélfia, certificada pela FAA.
“Meus colegas de equipe da Leonardo, juntamente com nossos parceiros da Boeing, estão ansiosos para continuar nossa parceria e estão totalmente comprometidos em garantir o sucesso da frota.” disse Clyde Woltman, CEO da Leonardo Helicopters US.
A força do MH-139A reside nos esforços de colaboração da Leonardo como fabricante do equipamento original e da Boeing, como contratante principal responsável pela militarização e suporte. A Leonardo produz um helicóptero civil multifuncional certificado em sua fábrica no nordeste da Filadélfia, enquanto a Boeing é responsável pela aquisição e instalação de equipamentos militares, bem como pelo suporte pós-entrega da aeronave. Ao oferecer uma aeronave comprovada com o AW139 e integrar a tecnologia avançada da Boeing, a Força Aérea dos EUA tem a garantia do melhor helicóptero para seu conjunto de missões críticas.
Os recursos aprimorados do MH-139A permitem que ele realize missões de forma mais rápida, silenciosa e eficiente. Com um aumento de 50% na velocidade e alcance e um aumento de 5.000 libras no peso bruto máximo, a aeronave está bem posicionada para executar a missão da Força Aérea de proteger locais de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) nos Estados Unidos.
Com informações de Leonardo Helicopters.
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