Advertisement

Azul retira aeronave atolada que saiu da pista no aeroporto de Salvador

Azul avião Embraer E2 atolado excursão de pista aeroporto de Salvador

A Azul retirou hoje (18), um Embraer E2 (PS-AED) que estava uma área de matagal no aeroporto de Salvador. A aeronave sofreu uma excursão após pousar na pista secundária da cabeceira 17 do aeroporto de Salvador durante a madrugada do dia 10 de maio, permanecendo atolada no local desde então. Na ocasião, o Embraer E2 cumpria o voo AD4372 procedente de Campinas (VCP) e estava com 105 passageiros e 5 tripulantes. 

 

Para a tarefa de recuperação do Embraer, a Azul utilizou um kit de recuperação (recovery kit) específico para aviões, auxiliados por um reboque e colchões infláveis para facilitar a retirada do Embraer sem maiores danos. 

Diante da grande repercussão, vale lembrar que as operações em pistas dos aeroportos estão suscetíveis a este tipo de incidente, porém, contam com áreas de escapes seguras visando minimizar maiores danos nos aviões, bem como há também o treinamento por parte dos pilotos para atuar neste tipo de situação. 

Após a retirada da aeronave, a equipe de manutenção da Azul realizará uma avaliação profunda para apurar se houve danos na estrutura e nos motores, processo que poderá levar semanas ou até meses para que o avião possa voltar a operar de forma segura. O incidente está sendo investigado pelo CENIPA.

 

Leia também: 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeroporto de Salvador, azul, Embraer E2, usaexport