Advertisement

Governo Federal lança ‘Aeroportos+Seguros’ e eleva nível de segurança nos principais terminais brasileiros

ANAC DECEA Aeroportos São Paulo Aviação Civil Máscaras Feriado serviços aéreos Companhias aéreas Congonhas ABEAR AENA aeroportos Report Aviação no Brasil Estudo Greve Pilotos Comissáris SNA Aena

Chegou o “Aeroportos+Seguros”, programa que reúne alta tecnologia para elevar a proteção de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários brasileiros. A iniciativa prevê, entre outras medidas, a instalação de mais câmeras e mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos. 

Desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), em coordenação com a Receita Federal do Brasil (RFB) e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o “Aeroportos+Seguros” visa aumentar o nível da segurança aeroportuária no país e modernizar procedimentos e tecnologias utilizados na segurança contra atos de intervenção ilícita (também conhecida como Aviation Security, ou AVSEC) nos aeroportos brasileiros. 

 AVSEC é um campo específico da segurança da aviação que cuida diretamente da prevenção de atos ilícitos nas atividades aéreas e aeroportuárias. Ações como a revista aleatória de passageiros e a fiscalização de bagagens fazem parte das ações de AVSEC, incluindo, ainda, aspectos relacionados a armazenamento de bagagens, uso dos equipamentos de segurança e identificação de passageiros e tripulantes, dentre outros. 

 “É fundamental aumentar a segurança nos nossos aeroportos. Mesmo quando concedidos, a responsabilidade é de todos. O Governo Federal está fazendo a sua parte nesta soma de esforços para evitar situações como o lamentável episódio da troca de malas que envolveu duas brasileiras, ocorrido recentemente”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. 

 Para o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, o programa “Aeroportos+Seguros” chega para reforçar um trabalho que a Agência já vem aprimorando nos últimos anos, mas que, agora com a iniciativa, tende a acelerar a atualização dos terminais brasileiros e elevá-los ao que há de mais moderno em tecnologia aeroportuária. “Nossa aviação já é considerada uma das mais seguras pela comunidade internacional e, agora, estamos agregando ao setor a última palavra em tecnologia contra atos de interferência ilícita”, reforçou o dirigente.

 

Incremento da segurança

 A primeira fase do programa “Aeroportos+Seguros” será implementada no Aeroporto Internacional de Guarulhos e prevê medidas que envolvem o incremento da segurança nas áreas de circulação de passageiros e bagagens, com modernização dos equipamentos de inspeção; incremento dos sistemas e procedimentos de controle de acessos de veículos, equipamentos e pessoas das áreas operacionais; restrição de dispositivo eletrônico nas áreas de manobra de aeronaves; controle para o acionamento das esteiras de bagagem nas áreas de check-in, e segregação de área exclusiva para bagagens, além de ampliação dos controles de acesso dos funcionários via reconhecimento biométrico.

 A escolha do Aeroporto de Guarulhos como primeiro terminal a receber o programa “Aeroportos+Seguros” levou em conta a relevância do terminal para a aviação civil brasileira. Guarulhos é o aeroporto com maior movimentação doméstica e internacional do Brasil. A partir da experiência com o terminal paulista, as medidas incrementais de segurança deverão ser implementadas em outros grandes terminais aeroportuários do país.

 

Desconto na outorga

 

Com vistas a assegurar a modernização aeroportuária, o “Aeroportos+Seguros” prevê, em seu escopo, a dedução dos valores de investimentos em segurança das outorgas devidas ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) pelos aeroportos brasileiros. Uma vez justificada a modernização dos equipamentos no âmbito do programa, as concessionárias participantes poderão pleitear à ANAC, por meio de pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, a recomposição dos desembolsos devidamente comprovados.

 Com o “Aeroportos+Seguros”, a aviação civil brasileira, atualmente conhecida como uma das mais confiáveis do mundo, alcançará patamar ainda mais elevado em segurança, também quanto à prevenção a atos ilícitos em aeroportos. 

 

Leia também: 

 

 

Via: ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.