Advertisement

NASA localiza Rover desaparecido, mas não consegue contato com o equipamento

Em junho publicamos sobre uma severa tempestade de areia que ocorreu no planete Marte, e momentaneamente inutilizou o Rover Opportunity, atualmente o equipamento que está a mais tempo em solo marciano.

A suspeita inicial é que o Opportunity, por não ter as proteções necessárias, foi duramente afetado pela tempestade de areia, e também pelos fortes ventos que provavelmente bloquearam por completo os seus painéis solares, fonte principal de energia para o uso do Rover.

No dia 20 de setembro o satélite Mars Reconnaissance Orbiter conseguiu fotografar a posição que está o Opportunity, sabendo a última posição a Nasa tentou reativar o Rover, mas provavelmente o estado de hibernação foi iniciado com pouca bateria, e isso impossibilitou que o Opportunity, cheio de areia em seus painéis, se reativasse novamente.

A NASA continuará tentando realizar as comunicações, caso não consiga até a terceira semana de outubro, a missão será considerada finalizada.

O rover Opportunity foi projetado para durar apenas 90 dias, mas já está há 15 anos em Marte. Já o Curiosity continua em atividade, mesmo após a tempestade de areia, e mandou até mesmo fotos do fenômeno direto do solo.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Marte, Rover, Sonda