Advertisement

Tráfego de passageiros nos aeroportos da América Latina e Caribe cresceu 6,3% em relação ao período pré-pandemia

Voo cancelado atrasado aeronaves avião aeroportos voo cancelado passageiros Airhelp IATA ALTA KAYAK Japão Passagens ABESATA ABEAR IATA FBI Passageiros Smartphones Spartphone

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) apresenta os dados de tráfego de passageiros nos aeroportos da região em junho de 2023 e no primeiro semestre do ano (janeiro a junho) em relação aos mesmos períodos de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19.

O crescimento do volume de passageiros no mês de junho de 2023 foi de 6,3%, enquanto que no primeiro semestre do ano, o aumento foi de 4,1%.

De acordo com os dados de ACI-LAC, o país que apresentou, proporcionalmente, melhores resultados foi Porto Rico. Os aeroportos porto-riquenhos registraram em junho um aumento de 31% dos passageiros e 29,4% no primeiro semestre. O Uruguai, por sua vez, apresentou os resultados menos favoráveis. Em junho de 2023 houve um decréscimo 14,6% do movimento de passageiros nos aeroportos do país, enquanto que no primeiro semestre a queda do número de viajantes foi de 18,8%.

México, Colômbia e República Dominicana se destacaram ao apresentarem, respectivamente, em junho de 2023, crescimento de 12,2%, 11,5% e 16,6%, e no primeiro semestre do ano, aumento do fluxo de passageiros de 18,8%, 16,3% e 12,2%.

O Brasil, segundo mercado aéreo da América Latina e Caribe, alcançou 1,2% de aumento do número de passageiros nos aeroportos em junho de 2023, mas, de janeiro a junho, este fluxo teve um decréscimo de 5,2%.

Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC, ressaltou a liderança da região da América Latina e Caribe na recuperação global do tráfego de passageiros.

“Durante os dois primeiros trimestres de 2023, a recuperação da nossa região foi consistentemente superior a das outras regiões do mundo, seguida pela América do Norte e África. Esta situação reflete claramente a baixa exposição da América Latina e Caribe aos mercados da Ásia e do Leste Europeu. Agora esperamos que essa rápida recuperação e liderança continue pelo menos até o final de 2023”, concluiu.

O levantamento de ACI-LAC é baseado em dados do volume de passageiros que representa mais de 90% do tráfego aéreo da região e inclui os aeroportos mais movimentados da América Latina e Caribe.

 

Leia também: 

 

Via: ACI-LAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.