Advertisement

Espanha encomenda 16 Airbus C295 configurados para Patrulha Marítima e Vigilância

Airbus Espanha C295 Patrulha Vigilância Marítima Espanha

O Ministério da Defesa espanhol encomendou 16 aeronaves Airbus C295 nas configurações Aeronave de Patrulha Marítima (MPA) e de Vigilância Marítima (MSA). 

Estas novas aeronaves permitirão à Força Aérea da Espanha e a Marinha Espanhola fortalecer a capacidade nacional de guerra anti-submarina, bem como aumentar e melhorar a sua vigilância, reconhecimento e busca e combate. O contrato também inclui sistemas de treinamento (Full Flight Simulator e Mission System Simulator) e um pacote inicial de apoio logístico.

O C295 MPA conduzirá as missões desempenhadas pela frota P-3 Orion, que foi aposentada no final de 2022. Será equipado para realizar missões de guerra antissubmarino, antissuperfície e de inteligência, vigilância e reconhecimento. Da mesma forma, poderá transportar armamentos como torpedos e outros tipos de sistemas de armas. 

A configuração do MPA será altamente conectada e poderá operar em modo colaborativo com outras plataformas em diferentes domínios. A aeronave pode tornar-se um centro de comando e controle voador, proporcionando às Forças Armadas espanholas a versatilidade para realizar uma ampla gama de missões.

O C295 MSA é o substituto natural da frota de aeronaves CN-235 VIGMA, que está em serviço na Força Aérea e Espacial Espanhola desde 2008. Será equipado principalmente para operações marítimas e terrestres, como combate ao contrabando, combate à ilegalidade, operações de imigração e combate ao tráfico de drogas, bem como missões de busca e salvamento nacionais e internacionais.

Haverá um alto grau de sinergia entre ambas as configurações. A Força Aérea e Espacial Espanhola também opera uma frota de 13 Airbus C295 em configuração de transporte.

A aeronave será montada nas instalações militares da Airbus em Sevilha. 

 

Leia também: 

 

 

Via: Airbus 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.