Advertisement

Itália comprará bombas inteligentes StormBreaker para caças F-35

Caça stealth F-35 Lightning II da Força Aérea da Itália. Foto: Divulgação.

A Itália recebeu luz verde do Departamento de Estado dos Estados Unidos para adquirir um lote de bombas inteligentes GBU-53/B Small Diameter Bomb II . O moderno armamento será adicionado ao leque de armas dos caças stealth F-35B Lightning II do país. 

Segundo comunicado da Agência de Cooperação e Defesa (DSCA), a possível venda militar estrangeira para a Itália– que ainda deve ser aprovada pelo Congresso – está avaliada em US$ 150 milhões e inclui um total de 173 unidades das bombas, também chamadas de StormBreaker. A autorização publicada pela DSCA na terça-feira (20) se refere a um aditivo contratual; anteriormente a Itália havia solicitado 48 bombas e agora quer comprar mais 125. 

Na nota, a agência confirma que as GBU-53 serão incorporadas à frota de caças F-35 da Itália, afirmando que o armamento “melhorará a capacidade da Itália de enfrentar ameaças atuais e futuras, melhorando as capacidades de armas F-35 da Força Aérea Italiana e da Marinha”, apontando ainda que a Itália já possui a SDB II em seu inventário. 

Caça F-35B durante testes com as bombas inteligentes GBU-53/B StormBreaker. Foto via USMC
Caça F-35B durante testes com as bombas inteligentes GBU-53/B StormBreaker. Foto via USMC.

Fabricada pela Raytheon (RTX), a GBU-53/B é uma bomba planadora orientada por GPS, enlace de dados, laser e/ou radar, conforme as necessidades da missão. É uma arma do tipo stand-off, podendo ser lançada a partir de distâncias seguras, capaz de atingir alvos a mais de 100 quilômetros. Foi adquirida pelos Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Itália e Noruega.

Pesando cerca de 113 quilos, a StormBreaker é uma bomba pequena mas altamente precisa, garantindo a eliminação dos alvos sem um risco tão alto de danos colaterais. Segundo a RTX, a GBU-53 é uma arma centrada em rede, ou seja, pode ser lançada de uma aeronave e guiada a partir de outras plataformas. 

O F-35 deve receber as novas bombas a partir da versão Block 4, que trará uma série de atualizações nos sistemas do jato furtivo. A aeronave será capaz de transportar 16 dessas bombas, sendo oito nas baias internas e mais oito externamente, debaixo das asas. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Armamento, Bombas, F-35, ITÁLIA