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Aena inaugura ampliação do Aeroporto Internacional do Recife com aumento de 60% da capacidade

Aeroporto de Recife Obras terminal

A Aena inaugurou nesta terça-feira (12) as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional do Recife, que ganhou 40% a mais de área edificada e crescimento de 60% na capacidade operacional. Além de maior, o aeródromo da capital pernambucana está mais moderno, confortável, sustentável e seguro, seguindo o padrão da concessionária, implementado em seus 80 aeroportos e dois heliportos ao redor do mundo. Entre as novidades, está a construção de um píer para voos internacionais, área reversível que pode ser utilizada também em destinos domésticos.

Para o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, esse é um dos melhores momentos da companhia no país até agora. “As inaugurações das obras no Nordeste marcam a transformação dessas infraestruturas, que ganham mais capacidade operacional, eficiência e modernidade, oferecendo mais conforto aos passageiros. Já concluímos Maceió, Juazeiro do Norte e Campina Grande. Em breve, faremos a inauguração das expansões de João Pessoa e Aracaju. Agora, estamos muito satisfeitos em entregar o Recife”, pontua Santiago. Além disso, ele ressalta que a assunção dos novos aeroportos pela Aena no Brasil favorece a sinergia das operações em rede, contribuindo para o crescimento de todos os equipamentos. “Nossa atuação vai ter um papel indiscutível para que a movimentação aérea ultrapasse os números registrados antes da pandemia,” sinaliza. 

MIX COMERCIAL RENOVADO

Outro destaque é a mudança do conceito comercial do Aeroporto Internacional do Recife. Um novo mix de lojas, serviços, restaurantes e cafés foi implementado, diversificando a oferta aos passageiros e atendendo a demanda de diferentes perfis de consumo. Um minimercado e uma nova loja duty-free estão entre as novidades que vão inaugurar em breve. A capital pernambucana também passa a contar com duas salas VIP. A primeira delas está em funcionamento desde julho, com sucesso absoluto de público. A segunda, localizada na nova área de operações internacionais, será entregue no início do próximo ano.

PISTA, PÁTIO E HANGARES

Aeroporto de Recife Obras terminal
Foto: Aena Brasil
 
Menos visíveis à maioria dos passageiros, investimentos significativos também foram realizados no chamado “lado ar” do aeroporto, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves. As pistas receberam melhorias na segurança operacional, RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas) nas duas cabeceiras, faixa preparada e revitalização da sinalização horizontal, entre outras melhorias. A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aeronaves de grande porte simultaneamente. Além disso, sete novos hangares foram construídos, incrementando a oferta de aviação geral. Mais amplos, modernos e funcionais, os novos equipamentos ficam localizados no lado oposto aos antigos, ao lado da Base Aérea. 

TERMINAL
Aeroporto de Recife Obras terminal
Foto: Aena Brasil

A expansão do terminal abrange todas as áreas, garantindo mais conforto e espaço nas salas de embarque, desembarque, saguões de check-in e canal inspeção de segurança. Além disso, o Recife também ganha leitores eletrônicos de cartões de embarque, mais totens de autocheck-in e novos balcões de controle de imigração. Um dos focos das reformas estruturais é o investimento em tecnologia e eficiência operacional, em todas as etapas do processamento de passageiros, bagagens e cargas.

Também o embarque remoto foi contemplado com uma sala de dois mil m² e acesso direto para conexões. O espaço é quatro vezes maior, oferecendo ainda mais conforto e qualidade para os passageiros que embarcam nos voos com destinos regionais. Também foram implantados mais dois portões de embarque, chegando a cinco no total, e vagas adicionais de parada de ônibus.

PONTES DE EMBARQUE

A Aena investiu mais de R$ 27,5 milhões para instalar oito fingers nos aeroportos do Nordeste. Quatro deles estão instalados no Recife, voltados para atender, principalmente, aeronaves de grande porte e voos internacionais. A concessionária também aportou recursos na modernização e revitalização dos 11 equipamentos já existentes. Assim, 15 pontes móveis de embarque e desembarque atendem aos passageiros da capital pernambucana, oferecendo mais conforto, agilidade e segurança, além de tornar o aeroporto mais inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida.

OBRAS

Mais de 1.500 funcionários estiveram diretamente envolvidos nos serviços de recuperação e modernização do Aeroporto Internacional do Recife, executados pelo consórcio CAR – Método – Passarelli, contratado pela Aena Brasil. Foram utilizados os mais modernos e rigorosos procedimentos de segurança do trabalho, com investimento também em tecnologia para tornar a obra mais sustentável e célere, a fim de impactar minimamente a vida das pessoas que circulam pelo terminal. A obra utilizou tecnologias de ponta da engenharia, como a mega tenda, uma solução inteligente para viabilizar a continuidade dos trabalhos no período de chuvas intensas. O recurso permitiu a execução dos trabalhos externos de pavimentação sem interrupções, sem comprometimento das atividades previstas em planejamento e sem expor os trabalhadores a condições de chuva e intempéries do tempo. Outro diferencial foi o uso de uma recicladora para captar as camadas superiores retiradas do solo. Ao fazer essa extração, a máquina incorpora o resíduo ao pavimento asfáltico, reduzindo a utilização de recursos naturais e, ainda, aumentando em cerca de 40% a produtividade do processo.

 

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Via: Aena Brasil 

 

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