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Aeroporto de Viracopos deve receber 306 mil passageiros na semana do feriado de Carnaval

Aeroporto de Viracopos Aviação

O Aeroporto Internacional de Viracopos deve receber 306 mil passageiros entre os dias 25/02 (sexta-feira) e 06/03 (domingo) por causa do feriado prolongado de Carnaval, que será no dia 1º de março (terça-feira).

No mesmo período de dez dias estão previstos 2.191 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros na pista do aeroporto.

Comparativamente, no Carnaval de 2019 foram contabilizados também no período de dez dias 293 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo Aeroporto de Viracopos.

Além do movimento intenso de aeronaves de passageiros, também estão previstos para o mesmo período mais 411 pousos e decolagens de aeronaves cargueiras de 19 companhias aéreas nacionais e internacionais que, somados aos voos de passageiros, totalizam 2.602 movimentos operacionais na pista.

Os dias de maior movimento de passageiros neste período de dez dias devem ser registrados nesta sexta-feira (25/02), com 41 mil pessoas, na quarta-feira (02/03), com a expectativa de 32 mil passageiros, e no domingo (06/03), com aproximadamente 39 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Os dias de maior movimento de aeronaves na pista durante o feriado prolongado de Carnaval devem ser registrados nesta sexta-feira (25/02), com 302 pousos e decolagens, e no domingo (06/03), com 286 voos.

Nos demais dias do feriado de Carnaval, como sábado (26), domingo (27) e segunda (28), o movimento deve ser tranquilo no terminal com uma média de passageiros que varia entre 25 mil e 30 mil pessoas por dia.

O horário de maior pico de movimento nesta sexta-feira (25/02) deve ser registrado entre 17h e 23h30. Já na quarta-feira (02/03) e no domingo (06/03), que são os principais dias do retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 6h e 12h.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste e do Norte do país, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (POR).

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial.

As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

 

Voos internacionais

Azul
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Com o avanço da vacinação, o movimento de voos internacionais por parte das companhias aéreas já começa a aumentar, porém de forma gradativa e seguindo todas as exigências sanitárias impostas pela ANVISA.

Estão previstos 51 voos no período do feriado de carnaval, de sexta-feira (25/02) a domingo (06/03), sendo 25 de chegada e 26 de partida.

Os 51 voos de chegada e de partida devem transportar 14,7 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que os dias de maior movimentação devem ser registrados na sexta-feira (25/02), com 1.463 pessoas embarcando ou desembarcando, e no dia 03/03, com 1.734 pessoas.       

 

Ações contra o contágio  

Entre os meses de agosto e setembro de 2021, quase 7 mil trabalhadores de Viracopos e de empresas prestadoras de serviço com base no aeroporto receberam a segunda dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todo os que passam pelos terminais de passageiros e de carga.

Além desta ampla vacinação, Viracopos recebeu no final de 2020 o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI).

Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a COVID-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de 40 medidas contra o contágio da COVID-19, que foram fundamentais para a conquista deste certificado internacional de saúde.

Viracopos também ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros.

A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. No auge da pandemia, também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura quando os passageiros apresentavam o bilhete de embarque. 

Já a desinfecção especial de áreas do terminal ocorre sempre antes dos horários de pico operacional. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores, cadeiras, balcões, corrimãos, entre outros.  

Nos meses de fevereiro e março de 2020, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate à pandemia.

Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes, já adotadas desde o ano passado, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.  

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla pelo menos 40 medidas que elevaram o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.    

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 150 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização.

Aeroporto Viracopos
Foto – Aeroporto de Viracopos/Divulgação

Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19.   

Desde março de 2020, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul.

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

 

Com informações, Viracopos.

 

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