A empresa de consultoria britânica OAG, especializada em aviação, divulgou nesta última segunda-feira (07/01) o ranking dos aeroportos e empresas aéreas mais pontuais em 2018. Os terminais brasileiros obtiveram destaque nas principais categorias.

O critério de pontualidade, tanto para aeroportos como para empresas aéreas, foi o pouso e a decolagem das aeronaves com até 15 minutos de atraso em relação ao horário previsto.

O relatório sobre aeroportos é dividido em 5 categorias principais: Small (até 5 milhões de passageiros/ano), Medium (de 5 a 10 milhões de passageiros/ano) Large (de 10 a 20 milhões de passageiros/ano), Major (de 20 a 30 milhões de passageiros/ano) e Mega (mais de 30 milhões de passageiros/ano).

Na categoria Small os aeroportos de Curitiba e Salvador ficaram com a 3ª e a 13ª posições, respectivamente. 

Já na categoria Médium os terminais brasileiros ocuparam seis posições no total de 20 aeroportos classificados. Destaque para o terminal de Viracopos que ficou com o 3º lugar, seguido de Recife (4º), Santos Dumont (5º), Belo Horizonte (6º), Galeão (8º) e Porto Alegre (9º). 

Na categoria Large o aeroporto de Brasília ficou com a 3ª posição, e o aeroporto de Congonhas na 6ª.

Por último, o aeroporto de Guarulhos ficou com a 10ª posição entre os aeroportos da categoria Major.  


A OAG também avalia a pontualidade das empresas aéreas. Na avaliação de todas as categorias, o grupo Latam ficou com a 7ª posição, seguido da Azul Linhas Aéreas, com a 8ª colocação entre as empresas mais pontuais das 20 classificadas, conforme o volume de passageiros transportados por cada uma.

A íntegra do documento pode ser acessada em: https://www.oag.com/2019-airport-airline-on-time-performance-report-thank-you?submissionGuid=f6dcf712-9c86-4af5-a4d1-2de5f23a92b7 

 

Via – ANAC