Advertisement

AFA firma parceria com a Força Aérea Portuguesa

AFA FAB FAP

A Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), localizada na cidade de Pirassununga (SP), celebrou, no dia 20/01, o 81° Aniversário de Criação do Ministério da Aeronáutica.

Na ocasião, a Organização Militar recebeu uma comitiva de Oficiais da Academia da Força Aérea Portuguesa (AFA-PT), composta pelo Comandante do Corpo de Alunos Português, Coronel Aviador João Ricardo Campos da Silva, e pelo Diretor de Ensino da AFA Portuguesa, Major Luis Filipe Magalhães Pereira, que apresentaram um projeto de acordo bilateral de intercâmbio educacional entre as duas instituições.

Soldado João Oliveira/FAB/Divulgação

De acordo com o Chefe da Divisão de Ensino da AFA, Coronel Aviador Rodrigo Silva de Andrade, a ideia é desenvolver o programa de intercâmbio semestral de cadetes, instrutores e docentes. “Em 2008, iniciamos essa parceria recebendo cadetes portugueses na AFA e, agora, poderemos desenvolver essa parceria para além da parte institucional da aviação de combate, estreitando o relacionamento de respeito mútuo, que representa ganhos operacionais e culturais imprescindíveis para as duas organizações, fortalecendo vínculos”, contou.

Por sua vez, o Comandante do Corpo de Alunos da AFA Portuguesa destacou a importância da parceria e agradeceu a receptividade da Unidade. “O intercâmbio acadêmico entre as academias é uma grande conquista pela troca de experiências e enriquecimento cultural e um novo modo de desenvolver a pedagogia de ensino, pois possuímos valores militares semelhantes na formação. Agradecemos a receptividade de todos pela visita enriquecedora”, disse.

Ainda durante a solenidade, o Coronel Aviador João Ricardo Campos da Silva parabenizou a Força Aérea pela comemoração do Aniversário de Criação do Ministério da Aeronáutica e lembrou que, em 2022, a Força Aérea Portuguesa completa 100 anos da primeira travessia pelo ar no Atlântico Sul, de Lisboa ao Rio de Janeiro. “Como Aviador é gratificante participar desse momento tão importante para o Brasil. Acredito que todos os marcos relacionados a aviação devem ser amplamente celebrados”, concluiu.

Ministério da Aeronáutica

O Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941 pelo então Presidente Getúlio Vargas, aglutinando servidores civis e militares, aeronaves e instalações da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Ministério da Aviação, inicialmente denominada Forças Aéreas Nacionais (FAN). Ainda no mesmo ano, foi criada a nova denominação, como conhecemos hoje: Força Aérea Brasileira.

Ministro da Defesa substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior pontuou a importância de enaltecer essa data na história da Força Aérea Brasileira e de manter o olhar ao futuro que está sendo escrito. “Neste dia, celebramos o Aniversário de Criação do Ministério da Aeronáutica. Nossa reflexão do passado deverá servir para focarmos no futuro que iremos construir com civismo e amor à profissão, como aquele apresentado por nosso Primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, e por tantos outros que devotaram suas vidas em prol do bem comum”, disse o Oficial-General.

Via FAB

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Academia da Força Aérea, AFA, fab, FAP, Força Aérea Brasileira, parceria, usaexport