Advertisement

Airbus quer criar A321neo com alcance de 8700 quilômetros

Como forma de conseguir concorrer ainda mais com o novo projeto da Boeing, chamado por enquanto de NMA, a Airbus já está preparando estudos para mais uma versão do A321neo com alcance estendido, é o A321XLR.

De acordo com o gerente do programa da família A320, Klaus Roewe, a “nova aeronave” precisaria ter um peso máximo de decolagem superior a 100 toneladas, o arranjo básico do A321neo seria mantido mas com outras modificações que possibilitassem um alcance de até 8700 km.

De acordo com Roewe, o A321XLR não precisaria de novas asas, mas o trem de pouso precisaria ser reforçado para suportar o maior peso de decolagem. Já em termos de propulsão, o CFM Leap-1A e o PW1100G podem dar conta de fornecer o empuxo necessário, apesar da mudança na performance da aeronave durante a decolagem

Roewe ainda disse que a Airbus está examinando meios para elevar a capacidade de combustível para criar um novo A321XLR, mas só o fato de permitir a decolagem com tanque cheio e o máximo de payload já é um avanço, algo que atualmente não ocorre com o A321neo LR.

Por enquanto esse é só um estudo da Airbus para adaptar o A321neo para concorrer com o novo avião da Boeing, que ainda será lançado. A empresa ainda está fazendo estudos de design e mercado, consultando as companhias aéreas sobre a preferência geral por um novo avião, capaz de substituir o Boeing 757 e operar várias rotas no lugar de outras aeronaves, com um custo bem menor.

 

Via – FlightGlobal

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A321, A321neo, Airbus