Advertisement

Alemanha vai doar mais blindados antiaéreos Gepard à Ucrânia

Gepard EB Exército Brasileiro Ucrânia Itamaraty

A Alemanha está se preparando para entregar mais sete blindados antiaéreos Gepard para a Ucrânia, somando-se a outros 30 que já estão sendo usados ​​para lutar contra o exército russo, de acordo com um site do governo alemão.

Segundo a revista Spiegel, que primeiro informou o número de tanques adicionais, os sete Gepards, que inicialmente seriam sucateados, devem chegar à Ucrânia na primavera de 2023 e estão sendo consertados pelo fabricante Krauss-Maffei Wegmann (KMW).

O governo não informou quando planeja entregar os tanques, que disse serem oriundos dos estoques dos fabricantes e cujas entregas, em alguns casos, dependem de medidas de reparo ou produção ainda em andamento. A KMW não comentou sobre. O governo alemão também pretende enviar mais munição para os Gepards junto com os tanques adicionais, informou o Spiegel.

Gepard Exército Brasileiro
Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1A2 do Exército Brasileiro.

O fornecimento de munição para o Gepard provou ser problemático, pois a Suíça, que fabrica a munição, se recusa a fornecê-la, alegando seu status neutro. O governo está conversando com vários fabricantes para tentar adquirir mais munição e pode potencialmente chegar a uma situação em que a Suíça não seja mais necessária, disse um porta-voz do Ministério da Defesa em entrevista coletiva na sexta-feira.

A Ucrânia pediu a seus parceiros ocidentais que forneçam sistemas de defesa aérea e transformadores para conter os ataques russos em sua rede elétrica e infraestrutura de aquecimento desde o início de outubro.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse em uma conferência de segurança em Berlim na quinta-feira que os aliados concordaram com a necessidade urgente de ajudar a Ucrânia, inclusive com sistemas de defesa aérea, mas era importante que os sistemas entregues pudessem operar, incluindo munição suficiente, peças sobressalentes e manutenção.

Via Reuters.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.