Advertisement

Alerta de tsunami causa ‘engarrafamento’ de aviões de caça no Japão

Caças F-15J da Base Aérea de Naha, no sul do Japão, foram movidos para partes mais altas da instalação militar. Foto: JASDF/Divulgação.

Militares do Japão reagiram rapidamente ao alerta de tsunami, lançado após o terremoto que atingiu Taiwan na quarta-feira (03). Uma das ações tomadas no sul do país foi a transferência de aviões de caça e outros materiais para localidades mais altas a fim de evitar perdas caso a invasão de águas de fato aconteça. 

Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a Base Aérea de Naha, da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), mostrou a movimentação dos caças e relatou ter enviado outras aeronaves às Ilhas Sakishima, para averiguar a situação na região.

As imagens publicadas pelo corpo militar mostram uma peculiar fileira de caças F-15J Eagle Kai estacionados nas ruas perto da base, formando uma espécie de ‘congestionamento’. “Trabalhamos constantemente para preservar esses equipamentos e defender a região sudoeste para fazer frente a situações imprevistas”, destacaram os militares. 

Os aviões aparecem desarmados, mas todos estão carregando tanques de combustível externos, debaixo das asas e da fuselagem. Além de carros estacionados, viaturas de bombeiros também são vistas ao lado dos jatos. 

Adjacente ao Aeroporto Internacional de Naha, a base militar é sede pra duas unidades equipadas com caças F-15, o 204º e 304º Esquadrão de Caça Tático. A localidade também é sede para esquadrões com aeronaves P-3 Orion, UH-60, CH-47 e Kawasaki T-4. 

O terremoto que atingiu Hualien, no oeste de Taiwan, gerou uma série de alertas de tsunami. Os tremores deixaram de magnitude 7,4 deixaram nove mortos e quase 900 feridos. A Força Aérea Taiwanesa também foi atingida, tendo pelo menos seis caças F-16 danificados por conta do terremoto. 

Tsunami de 2011

O terremoto e tsunami de Tohoku, que atingiu o Japão em 2011, também deixou severos danos em instalações militares. Na base aérea de Matsushima, 18 aviões de caça F-2 Viper Zero – versão japonesa do F-16 Fighting Falcon – foram arrastados pela água. Cinco aeronaves tiveram perda total e o primeiro F-2 reparado foi entregue quatro anos depois do tsunami. 

Leia também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-15, Japão, terremoto, Tsunami