ANAC ASO

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou na página de Segurança Operacional o Alerta de Segurança Operacional (ASO). O informativo, de divulgação ampla a todos regulados da ANAC e à sociedade, tem como objetivo alertar operadores e prestadores de serviço da aviação civil sobre temas e situações passíveis de ocorrer durante operações ou na execução de serviços, contribuindo, assim, para evitar ou mitigar situações que possam levar a incidentes ou acidentes aeronáuticos.

O ASO 0001-0/2021 foi publicado no dia 26 de julho de 2021 e trata da utilização de Condicionadores de Metais em peças e motores de aeronaves na aviação civil.

O documento traz informações sobre os procedimentos necessários para que um produto possa ser considerado apto para uso em motores e peças de aeronaves, além de recomendações da Agência para operadores aéreos e prestadores de serviço da aviação civil, bem como para fabricantes que desejem comercializar seus produtos para uso aeronáutico.

Confira a íntegra do ASO 0001-0/2021 (clique no link para acessar o documento). 

Alerta de Segurança Operacional

O ASO contém informações importantes sobre segurança operacional e pode conter recomendações de ações a serem tomadas pelos operadores. É importante salientar que o conteúdo do ASO não tem força ou efeito legal e não se destina a vincular o público. 

Dessa forma, uma ação alternativa desenvolvida pelo operador ou pelo prestador de serviço da aviação civil pode ser tão ou mais eficiente para o caso específico relatado no ASO e pode ser adotada em substituição ao constante do Alerta.

Todas as edições publicadas de Alertas de Segurança Operacional poderão ser encontradas acessadas na página clicando aqui.

 

Via: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA