Advertisement

Após acordo amigável entre Airbus e Qatar Airways, pedidos do A350 e A321neo foram restabelecidos

Qatar Airbus acordo judicial amigável A350 A321neo

Após o anúncio de acordo amigável entre a Airbus e a Qatar Airways acerca da disputa judicial em relação à degradação da superfície e pintura na frota do A350, o acordo judicial resultou também no restabelecimento da carteira de pedidos do A321neo e  A350 da companhia árabe.

Com isso, a Airbus dará continuidade na produção de 23 Airbus A350 remanescentes, bem como também manterá firme o acordo de 50 aeronaves do Modelo A321neo, cancelado em janeiro de 2022.

À época do cancelamento, a Airbus utilizou de medidas judiciais para cancelar a encomenda do A321neo após a Qatar Airways negar o recebimento de mais aeronaves A350. A expectativa agora é de que as primeiras entregas do A321neo para a Qatar Airways ocorram somente em 2026.

A intriga que parou nos tribunais começou quando a Qatar Airways identificou em 2021 rachaduras e desgastes de pintura nas fuselagens de algumas unidades do A350, alegando o comprometimento na proteção contra raios e o risco de incêndio no tanque de combustível, questionando o controle de qualidade da Airbus.

A Airbus, por sua vez, disse que o A350 era seguro para voar, e que a autoridade da aviação europeia (EASA) descartou os riscos apontados pela companhia aérea do Qatar.

Por outro lado, a Airbus acusou a Qatar Airways de utilizar o motivo da reclamação para postergar o recebimento de novas unidades do A350 de forma estratégica para cortar gastos ao não manter as aeronaves estocadas por conta própria. 

Em abril de 2022, a justiça determinou que a Airbus não cumprisse a obrigação contratual de entregar uma ordem de 50 jatos A321neo para a Qatar Airways, bem como permitiu que os A350 não entregues fossem direcionados para outras companhias aéreas.

Com isso, o ano de 2022 foi marcado por aplicação de multas tanto para a Airbus quanto para a Qatar Airways, cancelamento de pedidos e até declarações provocativas durante um pedido de encomenda com a Boeing.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Airbus, Qatar Airways, usaexport