Advertisement

Após um ano fora do país, um Embraer 190 da Azul está voando novamente; veja o provável destino

Embraer 190 Azul PR-AZA

Após passar um ano estocado fora do Brasil, um Embraer 190 da Azul Linhas Aéreas está realizando voo após um longo período. A aeronave decolou de Alverca em Portugal onde estava estocado desde fevereiro de 2022.

O Embraer 190 de matrícula PR-AZA está sem voar comercialmente pela Azul desde março de 2020 quando também se iniciou a pandemia de Covid-19 e consequentemente as restrições de viagens no mundo todo. 

A Azul começou a retirar o modelo ainda em 2016, principalmente com aviões ourindos da fusão com a TRIP Linhas Aéreas em 2012. O PR-AZA foi um dos primeiros aviões da companhia brasileira que foi fundada em 2008.

Na ocasião, o Embraer 190 havia sido repassado da ‘irmã’ JetBlue que recebeu o jato brasileiro novo, e ficou apenas sete meses operando nos EUA. A Azul recebeu o jato em novembro de 2008 e se juntou ao outro E190 de matrícula PR-AZL também vindo companhia norte-americana.

Os dois aviões foram importantes para o início das operações da Azul em dezembro de 2008, que contou ainda com outros três jatos mas do modelo E195, que ainda permanece em operação mas sendo substituído gradativamente pelo novíssimo E2.

É muito provável que o jato não volte a operar pela Azul, pois seu destino final deverá ser o Aeroporto Port Bouet localizado na Costa do Marfim, podendo ser utilizado ainda como avião de passageiros ou ser convertido em cargueiro para outro operador. Recentemente a fabricante brasileira realizou em sua fábrica a primeira conversão para cargueiro desse mesmo modelo.

Os outros Embraer 190 que voavam pela Azul já estão com suas matrículas canceladas segundo consta o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), restando apenas o PR-AZA.

O PR-AZA deixou de voar pela Azul em março de 2020, quando foi estocado por dois anos no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte. Em fevereiro de 2022, o avião foi enviado para Alverca em Portugal, o local tem uma empresa subsidiária da Embraer, a OGMA.

O espaço é dedicado para realizar manutenção em diversos tipos de aeronaves da Embraer tanto na aviação executiva e comercial como também para aviões militares. Além disso, o espaço conta também com uma oficina de motores e também fabricação e reparação de estruturas e componentes.

Você pode acompanhar o voo do PR-AZA pelo FlightRadar24, clicando aqui.

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.