Advertisement

Austrália vai substituir seus C-130 Super Hercules com mais C-130

Lockheed Martin C-130J Super Hercules da Força Aérea Real da Austrália (RAAF)

O Departamento de Defesa da Austrália (DoD) decidiu por comprar mais cargueiros Lockheed Martin C-130J Super Hercules para substituir a atual frota de aeronaves do mesmo modelo. 

Em comunicado sobre a fase 1 do Projeto AIR 7404, o DoD esclarece que está “substituindo e expandindo sua atual frota de mobilidade aérea média de 12 aeronaves C-130J Hercules”. O departamento ainda afirma que conversou com “vários fabricantes de aeronaves e recebeu informações sobre todas as opções de mobilidade aérea média disponíveis“.

Foto: Ian Creek via Wikimedia.

Apesar de não dar detalhes de quais outras aeronaves foram avaliadas, sabe-se que o Embraer C-390 Millennium, o Kawasaki C-2 e o Airbus A400M Atlas disputaram o contrato com o C-130, que sagrou-se vencedor. “Os méritos relativos de cada tipo de aeronave foram avaliados em relação aos requisitos de capacidade da Austrália”, acrescenta o departamento.

O DoD também não divulgou a quantidade de aeronaves a serem adquiridas. Segundo o Australian Defence Business Review, é possível que 24 C-130J-30, a versão mais longa do turboélice, sejam encomendados. Também existe a possibilidade de que a Força Aérea Real Australiana (RAAF) tenha solicitado algumas unidades de KC-130J para reabastecimento em voo, observa o portal. 

Embraer cooperação Coréia do Sul
Apesar de ter performance superior, C-390 perdeu para o C-130 na Austrália. Imagem: Embraer

Com a seleção, Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos Estados Unidos (DSCA) logo deve publicar um comunicado sobre a venda dos cargueiros australianos, incluindo quantidade de aeronaves, equipamentos, custo e serviços de apoio logístico.

“A Defesa identificou que a nova aeronave C-130J representa a única opção que atende a todos os requisitos de capacidade da Austrália e garante a capacidade de mobilidade aérea média da Defesa sem introduzir riscos substanciais de custo, cronograma e capacidade. Como resultado, novas aeronaves C-130J serão a única opção que a Defesa avançará para aprovação do Governo sob o Projeto AIR 7404 Fase 1 em 2023.”

C-130J Super Hercules. Foto: RAAF.

Atualmente a RAAF possui 12 C-130J, todos operados pelo 37 Squadron da Base Aérea de Richmond. É possível que os novos Super Hercules também substituam os C-27J Spartan, cargueiros leves operados pelo 35 Squadron da base de Amberley. A seleção do Super Hercules pela RAAF é vista como uma vitória para a Lockheed depois que a Holanda selecionou o C-390 brasileiro para substituir seus C-130. 

Dados técnicos do C-130J-30 Super Hercules da RAAF

Comprimento: 34,4 m
Envergadura: 40,4 m 
Altura: 10,1 m 
Tripulantes: piloto, copiloto, loadmaster (responsável pelo embarque e desembarque de cargas). 
Peso máximo: 79.378 kg (carga útil de 19.500 kg)
Motores: Quatro turboélices Rolls Royce-Allison AE2100D3 (4.590 Shp cada), com hélices de seis pás de passo variável.
Autonomia: 6.852 km (sem carga útil)
Teto máximo: 40.000 pés (12,1 km)
Velocidade de cruzeiro: 643 km/h
Capacidade, dependendo da configuração: até 128 passageiros; 74 paraquedistas; 97 macas e dois atendentes médico; 19.598kg de carga

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Austrália, C-130, C-130J, usaexport