Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

FAB/Divulgação.

Na sexta-feira (08), os tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP) deram início aos voos de treinamento com o cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium, pilotando a aeronave pela primeira vez. 

Os militares da FAP voaram no KC-390 2855, o terceiro de quatro aeronaves já entregues à FAB. O voo teve pouco mais de uma hora e ocorreu na área de treinamento da Base Aérea de Anápolis (Ala 2), em Goiás, onde está sediado o Esquadrão Zeus (1º GTT), que opera os KC-390 da FAB.

Desde o dia 14 de setembro o Zeus está ministrando a instrução de quatro membros da Força Aérea Portuguesa (dois pilotos e dois mecânicos) como parte do acordo bilateral, entre Brasil e Portugal, firmado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em que é feita a ambientação à pilotagem da aeronave multimissão, realizando voos locais com exercícios básicos e procedimentos de voo por instrumentos.

https://twitter.com/fab_oficial/status/1446543363013029893

O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do adido de Defesa de Portugal no Brasil, CMG Manuel Francisco Silveirinha Canané, que foram recebidos pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, autoridades que receberam os pilotos portugueses no pátio da BAAN após o voo bem-sucedido. 

Veja mais: Em Manaus, FAB embarca escavadeira de 21,5 toneladas no KC-390

O Coordenador Operacional do Projeto KC-390 na FAP, Tenente-Coronel Paulo Martins, recebeu a primeira instrução aérea ministrada pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz. Esta fase possui duração prevista de quatro semanas e, ao final, os alunos iniciarão a fase de voos em rota, a qual contará com voos de maior duração e pousos nas cinco regiões do Brasil, realizando o treinamento de Transporte Aéreo Logístico.

FAB/Divulgação.

O Embaixador de Portugal manifestou a satisfação sobre as atividades na Força Aérea Brasileira. “Demonstro meu grande apreço pelo modo como nossa tripulação tem sido acolhida pela parte brasileira. Ressalto a cooperação excelente existente entre nossos países, entre as nossas Forças Aéreas e entre as nossas indústrias de Defesa. O que é muito bem corporizado, tendo, por exemplo, a parceria fantástica entre Embraer e OGMA. Parabenizo aos nossos pilotos e tripulação que efetuaram seu primeiro voo, e em nome da Embaixada de Portugal agradeço as autoridades brasileiras. Por fim, desejo que o KC-390 seja um sucesso em qualquer força que seja utilizado”, destaca.

FAB/Divulgação.

Já o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comentou sobre o momento. “É uma satisfação poder entregar à Força Aérea Portuguesa militares capacitados a operarem de forma segura e eficiente a aeronave multimissão brasileira KC-390 Millennium. Que essa aquisição dê um suporte de grande valia nas Operações Aéreas Militares de Portugal e estreite ainda mais os laços de amizade e parceria entre os dois países”, finaliza o Oficial.

https://twitter.com/fab_oficial/status/1446543373616222228

Em julho de 2019, o Ministério da Defesa Português confirmou a compra de cinco KC-390 (com opção para uma sexta aeronave), um simulador de voo e treinamento de tripulantes por €827 milhões. Em 21 de setembro de 2021, o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa foi energizado na linha de produção da Embraer. Assim como no Brasil, o KC-390 vai substituir os C-130 Hércules portugueses. Portugal também deverá empregar os aviões no combate a incêndios florestais que assolam o país anualmente.

Via Força Aérea Brasileira

Conheça mais sobre o KC-390 nos vídeos abaixo

DEIXE UMA RESPOSTA