Aviadvigatel PD-14

A Aviadvigatel recebeu recentemente uma autorização do governo russo para iniciar a produção em série dos motores PD-14, que em breve vão equipar os aviões Irkut MC-21 produzidos em série.

O documento, concedido pela Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya), foi emitido para a UEC-Perm Engines (United Engine Corporation, parte da Rostec).

O processo de certificação foi organizado em duas etapas. Na primeira fase, uma comissão de representantes da Rosaviatsiya e do Registro da Aviação analisou o sistema de gestão da qualidade (SGQ) para verificar a conformidade com os requisitos dos regulamentos da aviação federal da Rússia.

Na segunda etapa, especialistas avaliaram os processos tecnológicos de fabricação, montagem e testes de motores de aeronaves.

O PD-14 tornou-se o antepassado de toda uma família de motores domésticos que integram tecnologias e materiais modernos. O certificado permite o lançamento da produção em série destes motores. Em 2021, pretendemos produzir vários novos PD-14, que serão usado como reserva durante os testes de voo do novo avião MC-21-310″, disse o Diretor Industrial do Grupo de Aviação da Rostec Anatoly Serdyukov.

Motor PD-14. Foto – Mikhail Voskresenskiy

O processo de certificação da produção também incluiu testes de qualificação de um dos novos motores PD-14, que comprovaram a conformidade de suas características técnicas com a documentação de projeto.

O PD-14 é o primeiro motor turbofan criado na moderna Federação Russa. O seu design foi construído com base em soluções de design comprovadas, utilizando tecnologias modernas e materiais domésticos.

A previsão é para que os custos operacionais do PD-14 sejam 14 a 17% menores do que os de motores existentes semelhantes e o custo do ciclo de vida será 15 a 20% menor.