C-146 USAF
Foto: Forças Armadas Nacionais da Letônia

Um turboélice C-146A do Comando de Operações Especiais da USAF realizou uma operação atípica na Letônia, país situado no Mar Báltico entre a Lituânia e a Estônia. 

Segundo informações do Defence-Blog, a aeronave pousou e decolou na rodovia A9, perto de Biksti, no oeste da Letônia. Curiosamente, para tornar a pista de carros ‘operacional’ para o turboélice com uma envergadura de 21 metros, foi necessário a remoção das placas de sinalização, sendo que os dois sentidos da pista contam com 8,5 metros de largura. 

C-146 USAF
Foto: Forças Armadas Nacionais da Letônia

Denominado ‘Pegada de Troia’, o Comando de Operações Especiais da USAF está realizando uma série de operações especiais no leste europeu, o treinamento inclui pousos e decolagens durante missões dispersas, incluindo missões em áreas urbanas. 

 

C-146 Wolfhound 

 

USAF C-146 Avião
C-146 no Aeroporto de Brasília. Foto: Fernando Xavier.

O C-146 é a versão militar do avião de passageiros Dornier 328 alemão. A aeronave é usada para prover transporte rápido e flexível para tropas do Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM), com capacidade para transportar 27 passageiros, quatro macas ou 2,7 toneladas de carga, podendo ser configurado de acordo com as necessidades da missão.

Com informações: Defence Blog