Avião Neymar Cessna Citation Sovereign
Foto: DeltaFox Spotter via Jetphotos

No início da madrugada desta terça-feira (21), o avião que trazia o astro de futebol Neymar Jr dos Estados Unidos para o Brasil teve de fazer um pouso não programado em Boa Vista, Roraima. 

Segundo informações da ESPN, os pilotos do jato Cessna 680 Citation Sovereign de matrícula PR-SMK encontraram uma trinca no para-brisa e, para evitar problemas de pressurização, optaram por alternar em Roraima.

Curiosamente, antes de pousar em Boa Vista, a aeronave decolou de Fort Lauderdale (FLL), na Flórida, e realizou uma parada técnica em Bridgetown (BGI), na ilha de Barbados. 

Avião Neymar Cessna Citation Sovereign
Foto: Flightradar24/Reprodução

Incluindo o atleta e tripulantes, estavam também os amigos, a irmã e a namorada do jogador. Alguns funcionários do aeroporto de Boa Vista aproveitaram a ocasião inesperada para tirar uma foto com o atleta do PSG. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por roraima.24h (@roraima.24h)

Aproveitando o calendário de férias do futebol europeu, Neymar nos últimas dias visitou algumas cidades dos Estados Unidos, com destaque para Las Vegas e Miami. 

Sem informações de quando o seu jato retomará as operações, é bastante provável que uma segunda aeronave particular faça um voo de traslado até Boa Vista para que o jogador conclua a sua viagem até São Paulo. 

 

Cessna 680 Citation Sovereign

 

Avião Neymar Cessna Citation Sovereign
Foto: Rafael Luiz Canossa, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Com capacidade para transportar até 12 passageiros, o Cessna 680 Citation Sovereign foi desenvolvido para ser um jato de longo alcance e também para preencher a lacuna entre o Excel XLS e o Citation X. 

A aeronave possui um alcance acima dos 5.400 km e com velocidade de cruzeiro de 445 nós (825 km/h) no de 39.000 pés (12 km), e pode voar a 372 nós (688 km/h) a 45.000 pés (14 km), especificações ideais para voos intercontinentais.

Com enorme sucesso nas empresas privadas de táxi aéreo e proprietários particulares, o  Sovereign é alimentado pelos motores Pratt e Whitney PW306C e necessita de pouco mais de 1,1 km de pista para decolar, enquanto para pouso, são necessários pouco mais de 700 metros em uma pista padrão. 

Recentemente, publicamos uma matéria com detalhes do helicóptero biturbina pentapá ACH145 da Airbus Helicopters, para mais detalhes, basta clicar aqui

Com informações: ESPN