A Azul deve receber nesta semana, exatamente no dia 12 de setembro, o primeiro Embraer E195-E2 da sua frota. A entrega também será a primeira do E195-E2 para uma companhia aérea, a ser realizada pela Embraer.

A entrega contará com uma cerimônia especial, que você pode acompanhar pelas redes sociais do Portal Aeroflap, e também aqui no site (www.aeroflap.com.br).

Nas últimas semanas essa aeronave passou por uma série de testes em solo e voo, para a perfeita entrega da aeronave, de maneira totalmente operacional.

Além de ser de nova geração, a aeronave se destaca pela pintura especial, que reveste toda a fuselagem da aeronave em um tom de Azul Escuro, junto com algumas escritas na parte traseira da aeronave, com palavras que descrevem as metas da Azul.

1º E195-E2 da Azul.

A companhia brasileira quer iniciar voos regulares com essa aeronave já em outubro. 

O E195-E2 da Azul deverá ser equipado com 136 assentos, visto que a aeronave ganhou um aumento do comprimento da fuselagem em comparação com a 1ª geração. Essa é uma configuração consideravelmente confortável, visto que o E195-E2 pode receber até 146 assentos a bordo devido às alterações estruturais que aumentaram o tamanho da fuselagem.

Além desse acréscimo de assentos, o E195-E2 não cobra nada a mais em consumo para oferecer essa capacidade extra, ao contrário, ele proporciona uma economia de combustível na ordem de 15% comparando com a geração anterior e uma redução de custo de transporte por assento ainda maior, de 26%, devido ao maior espaço interno.

“Mais de 500 dos nossos 870 voos diários ainda são realizados pela primeira geração. No futuro, todos eles serão realizados pelo E2, resultando em um custo 14% menor e 10% a mais de receita em cada voo.”

A companhia encomendou 51 aviões do modelo E195-E2, fabricados pela Embraer, para substituir a sua frota de aeronaves E-Jets de Primeira Geração (E1). Os jatos serão equipados com TV ao Vivo.

 

Melhorias no desempenho do E195-E2

As metas de desempenho do E195-E2 deveriam ser semelhantes às do E195, mas com mais carga útil (adição de 12 passageiros). Os resultados, no entanto, mostram melhorias significativas em muitos aspectos.

Alcance – A autonomia máxima é de 2600 milhas náuticas (4800 km) com carga total de passageiros, 600 milhas náuticas a mais que o E195.

Aeroportos Restritos – O E195-E2 poderá atender mais mercados que contam com aeroportos com restrições de operação. De Denver, o alcance da aeronave é de 900 milhas náuticas mais longo do que o do E195. Do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o ganho é mais de 500 milhas náuticas.

Comprimento da área de decolagem – No peso máximo de decolagem (MTOW), na sigla em inglês), o E195-E2 requer apenas 1800 metros, enquanto o E195 precisa de 2180 metros.