Um ano após a sua inauguração, realizada em outubro do ano passado, o Banco de Testes da GE Celma (unidade de aviação da GE no Brasil), em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, deve revisar, até o fim de 2019, 107 motores de 12 empresas aéreas de todo o mundo.

Outros resultados da nova unidade são a economia de US$ 100 mil em cada teste realizado e a redução de 15 dias no tempo de revisão dos motores aeronáuticos. Antes, esses equipamentos eram testados em outra unidade da GE, em Ohio, nos Estados Unidos.

Fruto de um investimento de US$ 50 milhões, o Banco de Testes de Três Rios é considerado um dos mais modernos do mundo. Além de softwares de controle e comando que permitem uma maior velocidade de processamento de dados, diagnóstico automático de falhas apresentadas durante o teste e resultados em tempo real, a unidade possui um sistema de abafadores sonoros da GE, o Bar Silencers, aplicado na exaustão e na admissão do banco de provas e que proporciona menos emissão de ruído para o meio ambiente.

As estações de trabalho do Banco de Provas de Três Rios também contam com um novo método de içamento, garantindo maior segurança e economia para os funcionários durante o processo de preparação do motor.

“Já estamos colhendo os frutos dos nossos investimentos em tecnologia e inovação. Esta planta conta com o que há de mais moderno na engenharia mundial”, conta Júlio Talon, presidente da GE Celma.

 

Sustentabilidade

O Banco de Testes de Três Rios é um “banco de provas verde”. Na época da sua inauguração, um ano atrás, a empresa investiu no plantio de mais de 2 mil árvores, em uma área de 8 mil m² dentro das próprias instalações da unidade. A ação fez parte do Projeto Executivo de Reposição Florestal da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Três Rios.

Além do verde no entorno, o Banco de Testes foi planejado para o aproveitamento da água da chuva para uso nos banheiros e para a utilização da energia solar para o aquecimento da água nos vestiários. A iluminação do prédio é 100% LED e conta com isolamento térmico, como forma de reduzir o consumo de condicionamento de ar. A unidade possui, ainda, estação própria de tratamento de esgoto. 

“O cuidado com o meio ambiente é uma premissa da GE Celma e da GE como um todo. Todas as nossas cinco unidades, em Petrópolis, Rio de Janeiro e Três Rios, têm essa preocupação. A nossa unidade mais nova, o Banco de Provas, já foi pensada e construída para preservar a área verde no entorno e ainda ter tecnologia e equipamentos sustentáveis”, conclui Talon.

DEIXE UMA RESPOSTA