Boeing 737 MAX

Nos últimos dias publicamos sobre como a Boeing estava colocando novamente o 737 MAX em uma posição de destaque na lista de entregas.

A empresa conseguiu a primeira aprovação para o retorno do 737 MAX aos voos comerciais em novembro de 2020. Desde então o número de aviões deste modelo entregues só cresce.

Ao todo a Boeing já entregou 89 aviões 737 MAX desde dezembro, de acordo com os dados da Cirium publicados pela FlightGlobal. Somente em março foram 63 entregas do 737 MAX, de acordo com a Boeing, mais do que nos três meses anteriores.

Com essas entregas, a Boeing já conseguiu diminuir consideravelmente o estoque de aviões 737 MAX armazenados desde a paralisação dos voos, em março de 2019. Em novembro a Boeing tinha mais de 450 aviões 737 MAX armazenados em diversas instalações da empresa ou alugadas.

Aviões estocados após a fabricação. Foto: Seattle Times

A Boeing quer entregar pelo menos 225 aviões 737 MAX em 2021, de acordo com os dados recentes lançados pela empresa. Contudo, é capaz da Boeing terminar o ano com mais de 300 entregas do 737 MAX, considerando a produção mensal do avião.

Todo o estoque deverá ser zerado ao longo de 2022, deste modo, a Boeing entregará somente os aviões recém-fabricados em 2023.

Os novos aviões, porém, estão todos incluídos em um recente problema divulgado pela Boeing. Há 90 aeronaves impossibilitadas de realizar voos, de acordo com dados da American Airlines, Cirium e pesquisas do Portal Aeroflap, sendo que esta última apontou a paralisação do PR-XMM recém-entregue para a GOL.

Como resultado, a Boeing deve ter um número reduzido de entregas da aeronave em abril e maio deste ano. O motivo é a solução do problema por parte da fabricante antes de entregar os novos aviões.

 

Aviões 737 MAX entregues desde dezembro (por companhia aérea):

 

Empresa

Número de entregas

Alaska Airlines

4

American Airlines

17

AMK Aircraft

1

Belavia

1

Blue Air

1

Cayman Airways

1

Copa Airlines

7

GOL

1

Neos

2

Southwest Airlines

30

Sunwing Airlines

2

TUI UK

4

Cliente não divulgado

1

United Airlines

16

WestJet

1

Total de entregas

89