A Boeing iniciou nesta última terça-feira (03/03) os testes para o início da certificação do 737 MAX 10, a maior variante da família 737 construída pela fabricante norte-americana.
Os testes aconteceram em Renton (WA), onde ficam as instalações da Boeing para a montagem do 737 MAX.
Os primeiros testes foram em solo, colocando a aeronave em procedimento de taxiamento em solo, para verificar a integridade da montagem e dos sistemas do 737 MAX 10.
A Boeing apresentou em novembro de 2019 o primeiro MAX 10, no entanto, devido às turbulências que a empresa enfrenta para certificar novamente o 737 MAX, o primeiro voo do 737 MAX 10 foi adiado diversas vezes.
Nos últimos dias a FAA e a Boeing estão indicando que o 737 MAX está cada vez mais próximo da certificação, então a Boeing continuou com seu projeto de certificar especificamente o 737 MAX 10.
Ainda não há indícios que esta aeronave de testes já conta com o novo software de controle de voo, desenvolvido pela Boeing após os dois acidentes com o 737 MAX 8. Vale ressaltar que o software de controle de voo é o mesmo para todas as aeronaves da família 737 MAX, com poucas alterações de acordo com a variante.
O Boeing 737 MAX 10
Para criar o 737 MAX 10 a Boeing acrescentou mais uma seção e meia na fuselagem do 737 MAX 9, aumentando o tamanho do avião em 1,68 metros, dessa forma a capacidade máxima da aeronave saltará de 220 passageiros para 230.
O motor será o mesmo que equipa o 737 MAX 9. Dois CFM Leap-1B, com 28 mil lbs de empuxo (cada), serão responsáveis pela propulsão do jato.
Uma leve alteração no trem de pouso foi realizada, para evitar o tail strike nos procedimentos de decolagem e pouso. A altura será ampliada através de uma alteração no amortecedor da aeronave, permitindo manter o mesmo compartimento do trem de pouso das outras versões.
Atualmente, o 737 MAX 10 tem mais de 550 pedidos e compromissos de mais de 20 clientes em todo o mundo.
As entregas estão programadas para começar no período de 2020. No Brasil a GOL já encomendou 30 unidades dessa aeronave.
Alterações no trem de pouso
A Boeing estudou vários tipos de alterações no trem de pouso, devido a baixa altura do 737 MAX, e acabou optando por um novo design da alavanca de acionamento e que guia o sistema de amortecimento, que agora se estende 241 mm no total. Ela é capaz de oferecer o curso total de suspensão que o 737 MAX 10 precisa, e recuar o mesmo para manter o mesmo compartimento do 737 MAX 8 e 9.
A inspiração dos engenheiros foi o 777-300, que tem um curso maior de suspensão. Muitos elementos de design do jato maior foram estudados pelos engenheiros da Boeing, até criar essa solução.
Além disso a alavanca incorpora o “link de encolhimento”, um mecanismo novo em comparação com os outros aviões, que puxa o cilindro interno à medida que a engrenagem se retrai, permitindo o perfeito encaixe no mesmo espaço.
“Do ponto de vista do piloto, não há nada diferente do trem de pouso do 737 MAX 10 e da família 737 MAX existente”, disse Hamatani no vídeo abaixo.
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