Advertisement

Boeing já montou o primeiro 777-9X da Emirates

Depois de concluir as unidades de testes do 777X, e até mesmo fabricar a primeira unidade de série que será direcionada para a Lufthansa, a Boeing agora concluiu a montagem final da aeronave que será entregue para a Emirates, até então a maior cliente da Boeing para esse novo avião.

As fotos mostram o primeiro avião da Emirates, que carrega o número de série WH006, ainda sem os motores no pátio da Boeing em Everett, nos Estados Unidos. A aeronave deverá ter sua montagem totalmente finalizada nos próximos meses, assim como o 777X da Lufthansa, recebendo os dois motores GE9X e a pintura da companhia aérea.

Foto – Paine Airport

A Emirates é a maior cliente até o momento do 777X, com 150 encomendas. A Boeing só recebeu até o momento 344 encomendas para aviões da família 777X. A companhia planeja receber a primeira aeronave desse modelo em 2020.

 

Alterações nas encomendas

A companhia aérea com sede em Dubai ainda negocia uma alteração da sua encomenda do 777X, passando uma parte das 150 aeronaves encomendadas para o modelo 787 Dreamliner.

A Emirates já negociou anteriormente uma encomenda para 40 aviões 787-10 Dreamliner, mas as negociações não fluíram, e o 787-10 ficou só em um anúncio da empresa em 2017, que optou por uma mescla de aeronaves A330neo e A350XWB.

Tim Clark, CEO da Emirates, não confirmou se a companhia aumentou seu interesse pelo 787-10 devido a um incremento de desempenho, que a Boeing realizou para a Air New Zealand.

Na frota da Emirates, o 777X é uma boa opção para substituir o A380, ao mesmo tempo que poderia substituir o 777-300ER no futuro. Talvez a Emirates opte por utilizar o 777-9X somente para substituir o A380.

 

Atraso no primeiro voo do Boeing 777-9X

Foto – GE Aviation

Recentemente a GE Aviation descobriu um problema de durabilidade de um componente fixo do motor GE9X, durante o programa de testes e desenvolvimento da unidade de potência.

O problema precisou de correção pelos engenheiros da GE, que precisarão produzir uma nova especificação de motor para os aviões de testes da Boeing.

A empresa ainda não divulgou qual será a nova data do primeiro voo do 777-9X, depois da GE divulgar um problema no motor GE9X, que compromete a durabilidade do mesmo. A GE estima que o primeiro voo poderá ser realizado em setembro ou outubro deste ano, após a entrega das novas unidades de potência atualizadas para a Boeing em agosto.

A primeira entrega continua estimada para 2020, mesmo que o avião não tenha iniciado o período de certificação em voo.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: 777X, Boeing, Emirates