Advertisement

Boeing vai treinar pilotos do Kuwait para entrega de caças F/A-18 Super Hornet

Boeing F/A-18F Super Hornet.

A Boeing recebeu um contrato avaliado em US$ 70,7 milhões da Marinha dos EUA para treinar pilotos da Força Aérea do Kuwait (KuAF), antecipando a entrega e operação dos novos caças F/A-18E/F Super Hornet. 

Pelo acordo, a fabricante dos aviões fornecerá “suporte logístico integrado para o governo do Kuwait em apoio à preparação de pilotos do Kuwait” para a entrega dos aviões de combate, adquiridos em 2018. 

Kuwait comprou 28 F/A-18E/F Super Hornet em 2018. Foto: Brian Barsley via The War Zone.
Kuwait comprou 28 F/A-18E/F Super Hornet em 2018. Foto: Brian Barsley via The War Zone.

“O apoio incluirá apoio logístico geral; gestão do programa de logística; apoio logístico a aeronaves durante o treinamento de pilotos dentro dos EUA continentais (CONUS); manutenção de aeronaves, equipamentos de armamento de aeronaves, motores F414 e pods Sniper; suporte de representante de logística dentro do CONUS, bem como dentro do CONUS e fora do suporte de balsa do CONUS; embalagem, manuseio, armazenamento e transporte; e tarefas de segurança do programa”, diz a nota publicada pelo Pentágono, indicando ainda que o contrato tem conclusão prevista para setembro de 2026. 

Em 2016 o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de 32 F/A-18E Super Hornet e oito F/A-18F de dois assentos para o Kuwait, avaliados em US4 10,1 bilhões; Um contrato de US$ 1,16 bilhão foi assinado em março de 2018, cobrindo 28 aviões (22 F/A-18E e seis F/A-18F) da variante Block III, que incluiu o desenvolvimento de uma linha de base para os jatos kuwaitianos. 

Cockpit do F/A-18 Super Hornet Block III tem display panorâmico similar ao do Gripen brasileiro. Foto: Boeing.
Cockpit do F/A-18 Super Hornet Block III tem display panorâmico similar ao do Gripen brasileiro. Foto: Boeing.

Com a venda estava inclusa a integração do display panorâmico sensível ao toque, radares AESA AN/APG-79, casulos SNIPER e ATFLIR, sistemas para o datalink Link-16, tanques de combustível conformais e outros itens. 

Além dos Super Hornet, a KuAF ainda comprou outros 28 Eurofighter Typhoon, que já estão sendo entregues pela italiana Leonardo. Os dois modelos vão substituir os F/A-18C/D Legacy Hornet, adquiridos após a invasão do Iraque e a subsequente Guerra do Golfo de 1991. 

F/A-18D Hornet Kuwait
Caça F/A-18D Hornet do Kuwait. Foto: Boeing

No final de fevereiro a Boeing anunciou que deve encerrar a produção do Super Hornet em 2025, ou 2027 caso encontre um novo cliente. O modelo é operado pela Força Aérea Real Australiana e Marinha Americana, sendo o principal caça naval dos EUA. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, F/A-18 Super Hornet, Kuwait, usaexport