Advertisement

Caça-bombardeiro Su-34 russo cai na Rússia

Su-34 Fullback

A Força Aérea e Espacial da Rússia (VKS) perdeu um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 Fullback nesta quarta-feira (20) em um acidente na região de Voronezh, na região central do país. 

O sinistro foi inicialmente noticiado pelo influencer russo Fighterbomber por meio de seu canal no Telegram e confirmado mais tarde pelo Ministério da Defesa Russo. Em nota, a pasta disse que o acidente ocorreu por volta das 10h00 (horário local) durante um voo de treinamento. 

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a aeronave destruída após cair em um campo. 

“A tripulação da aeronave, composta por duas pessoas, ejetou-se com sucesso e foi levada à base aérea de origem. Não há ameaça à saúde deles”, disse o Ministério. Autoridades confirmaram que já estão apurando as causas do acidente, que pode ter sido resultado de uma falha técnica. 

Este é o segundo acidente envolvendo um Su-34 apenas em 2023: em maio uma aeronave caiu em Kaliningrado, matando um tripulante. Outros dois aviões foram derrubados em combate na Ucrânia, em fevereiro e março. 

O Sukhoi Su-34, designado Fullback pela OTAN, é um caça-bombardeiro de longo-alcance desenvolvido a partir do protótipo Su-27IB ainda no período soviético. Equivalente ao F-15E Strike Eagle norte-americano, o Su-34 é tripulado por dois militares (piloto e copiloto/operador de sistemas d’armas) que sentam lado a lado em um cockpit blindado, acessado por meio de uma escada no trem de pouso dianteiro. 

Além do canhão GSh-30-1 de 30mm (armamento tradicional entre caças russos), o Su-34 pode carregar oito toneladas de armamentos diversos, incluindo os mísseis ar-ar R-73 e R-27, mísseis antirradar Kh-31, bombas inteligentes da série KAB-500 e mísseis antinavio como o Kh-35 e de cruzeiro como o Kh-59.

Por conta do design de seu radome (que abriga o radar multimodo de varredura eletrônica passiva Leninets V004), o Su-34 é apelidado de bico de pato ou ornitorrinco. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Rússia, Su-34, usaexport