Advertisement

Caça stealth F-22 sofre pane no trem de pouso no Japão

F-22 Raptor da USAF sofreu colapso do trem de pouso dianteiro na base de Kadena, no Japão. Foto via @RupprechtDeino/Weibo.

Um avião de caça F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) sofreu um colapso do trem de pouso dianteiro na quinta-feira (12). O incidente ocorreu na base aérea de Kadena, em Okinawa, sul do Japão, onde os EUA mantém um grande contingente militar. 

Segundo o portal The Aviationistcitando a mídia japonesa, o jato de 5ª geração sofreu problemas durante o pouso. O incidente com o trem de pouso teria ocorrido durante o reboque do avião, fora da pista e quando já estava com os motores desligados. Ninguém se feriu. 

Nas imagens se vê o caça com o nariz apoiado no chão, indicando que a perna dianteira recolheu de alguma forma. Em volta é possível observar equipes de emergência e técnicos militares ao redor da aeronave. Outras fotos registradas posteriormente mostram um guindaste içando a aeronave. Até o momento não se sabe a extensão dos danos na aeronave. 

Esta é a segunda vez em dois anos que um F-22 sofre um incidente do tipo. Em março de 2022, um Raptor sofreu um colapaso do trem de pouso dianteiro na base aérea ade Eglin, nos EUA. Recentemente, outros colapsos de trem de pouso foram registrados, inclusive um deles na própria base de Okinawa. Estas ocorrências, no entanto, envolveram caças F-35 Lightning II, também de 5ª geração. 

Kadena é uma das principais bases dos Estados Unidos fora de seu território nacional. O espaço na Ilha de Okinawa é ocupado desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 2022, a USAF começou a retirar seu esquadrão de caças F-15 Eagle da base em Kadena, por estar aposentando os aviões. Enquanto uma unidade de caça permanente não é estabelecida, outros esquadrões revezam destacamentos em Kadena. Os F-22 chegaram à base no dia 05 deste mês. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias