Advertisement

Caça sul-coreano FA-50 poderá ter ajuda da Airbus para vendas na Europa

FA-50 maverick rokaf Coreia do Sul Polônia

A Korea Aerospace Industries (KAI) e a Airbus poderão se juntar para vender o caça leve FA-50 na Europa. A gigante aeronáutica do velho continente fez uma interessante proposta à fabricante da Coreia do Sul, disse o Ministro da Indústria do país asiático. 

A proposta à Coreia do Sul foi apresentada pelo CEO da Airbus Defence & Space, Michael Schoellhorn, ao ministro Lee Chang-yang durante uma reunião em Seul. Eles discutiram formas de aumentar a cooperação em defesa, espaço, aeronáutica e demais setores de mobilidade, de acordo com o Ministério do Comércio, Indústria e Energia.

Segundo Yonhap, a Airbus propôs uma “estratégia ganha-ganha” de exportar aeronaves sul-coreanas para países da Europa Ocidental. A proposta da segunda maior fabricante de aeronaves no mundo vem logo após a venda de 48 caças FA-50 para a Polônia, avaliada em US$ 3 bilhões, além do progresso da KAI na campanha de testes do KF-21, cujo segundo protótipo voou há alguns dias.

Schoellhorn disse que sua empresa planeja aumentar o volume de compra de componentes sul-coreanos, dos atuais 700 bilhões de won (US$ 529,3 milhões) por ano para mais de 1 trilhão de won. Ele expressou esperança na cooperação ampliada no campo espacial com a Coréia do Sul e prometeu compartilhar detalhes sobre seus casos de projetos conjuntos com a Agência Espacial Europeia em relação ao plano da Coréia do Sul de estabelecer uma entidade espacial.

FA-50 KAI
Caça leve FA-50 decolando com seis bombas inertes Mk.82.

Por sua vez, o ministro sul-coreano saudou a proposta sobre a venda dos FA-50 na Europa Ocidental. Lee também agradeceu o executivo da Airbus pelo plano de aumentar suas importações de peças de aviação sul-coreanas e pediu que a empresa compre novos tipos de itens.

O ministro ainda pediu que a Airbus construa um centro de pesquisa e desenvolvimento na Coreia do Sul, bem como a participação de mais empresas sul-coreanas nos projetos de aviação da Airbus desde os estágios iniciais e para tê-los como parceiros-chave, em vez de simples fornecedores, de acordo com o ministério.

O FA-50 é uma versão de caça leve do T-50 Golden Eagle, originalmente desenvolvido como um jato supersônico de treinamento avançado. A aeronave possui um único turbofan General Electric F404, o mesmo do F/A-18 Hornet, e pode ultrapassar os 1800 km/h. Em termos de armamento o FA-50 possui um canhão rotativo de 20mm e pode empregar uma série de bombas e mísseis, como o AIM-9, AIM-120, GBU-12, JDAM e AGM-65. 

Em julho, o Governo da Polônia assinou a compra de 12 FA-50 Block 10 e 36 FA-50PL Block 20 como parte de um enorme investimento bilionário no setor de defesa. A aquisição polonesa marcou a primeira venda do caça sul-coreano a um país da Europa. O modelo também foi adquirido pela Colômbia e está em uso na Indonésia, Tailândia, Coreia do Sul, Iraque e Filipinas, em diferentes versões. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus, Coreia do Sul, FA-50, KAI, usaexport