Advertisement

Indonésia busca empréstimo bilionário para compra de caças novos

Dassault Rafale EAU Dassault Aviation Systèmes MRO Nuvem

O Ministério da Economia da Indonésia aprovou planos para a busca de um empréstimo estrangeiro de US$ 3,9 bilhões para financiar a compra de novos aviões de caça. O país já tem compromisso com a compra de mais de 40 Dassault Rafale e avalia o F-15EX norte-americano. 

Segundo documentos obtidos por Janes, os empréstimos financiarão três diferentes propostas apresentadas para a modernização da Força Aérea Indonésia (TNI-AU), duas das quais já foram apresentadas ao público. 

Caças Su-230MK2, Su-27SKM e F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Indonésia
Caças Su-230MK2, Su-27SKM e F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Indonésia (TNI-AU). Foto: Roland Adrie.

Em fevereiro a TNI-AU assinou a aquisição dos seis primeiros Rafale, de uma compra que deve chegar a 42 unidades do jato francês. Agora o governo local avança para concluir a compra do segundo lote, previsto para englobar 12 a 18 aeronaves. Jacarta também enviou para a França um grupo de pilotos e mecânicos para receber o treinamento no Rafale.

Além disso, o país deve adquirir 12 Mirage 2000-5 da Força Aérea do Catar, recentemente aposentados. Os jatos mais antigos servirão como “tampões” enquanto a TNI-AU aguarda a entrega dos Rafale, todos novos de fábrica. Os detalhes sobre esse acordo ainda são escassos. 

Dassault Mirage 2000-5EDA do Catar com mísseis MICA e Magic II.
Dassault Mirage 2000-5EDA do Catar com mísseis MICA e Magic II. Foto: Paul Farley/US Navy via Wikimedia.

Os jatos catarianos seriam adquiridos pela companhia francesa ARES, que fornece serviços Red Air (treinamento de combate aéreo). O negócio, no entanto, parece ter falhado. 

Ao mesmo tempo que busca o empréstimo para cobrir os Mirage e Rafale, Jacarta tem olhos em um terceiro caça: o F-15EX Eagle II dos Estados Unidos. A Indonésia recebeu aprovação do Governo dos EUA para a compra de 42 destes aviões, horas depois que o país anunciou o acordo com a França. 

Caça Dassault Rafale França Indonésia
Rafale C carregando um pod de reconhecimento Thales RECO-NG. Foto: Thales.

O F-15EX é a mais nova e avançada versão do F-15 Eagle, incorporando sistemas do estado da arte similares aos encontrados em caças de 5ª geração. No entanto, executivos da Boeing Defense, que fabrica o caça, temem que a Indonésia não tenha dinheiro para comprar os aviões, avaliados em US$ 13,9 bilhões. 

Apesar dos temores em relação ao financiamento, um porta-voz da Boeing disse que continua tendo “conversas significativas e produtivas com membros seniores” da TNI-AU e Ministério da Defesa.

Boeing F-15EX Eagle II, a mais nova iteração do lendário F-15 Eagle
Boeing F-15EX Eagle II, a mais nova iteração do lendário F-15 Eagle. A Indonésia recebeu autorização para a compra de 42 aviões. Foto: Samuel King Jr./USAF.

Este não é o único programa da TNI-AU que enfrenta problemas financeiros. O país é parceiro da Coreia do Sul no desenvolvimento do caça KF-21 Boramae, mas atrasou diversos pagamentos. Os investimentos são parte da modernização da força aérea local, que atualmente opera caças F-16, Sukhoi Su-27 e Su-30T-50iBAe Hawk Mk.200 e Embraer Super Tucano

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Empréstimo, Indonésia, Rafale, usaexport