Advertisement

Caça russo Su-30 cai em prédio residencial na Sibéria

Caça Sukhoi Su-30SM Flanker das Forças Aeroespaciais da Rússia

Uma semana depois que um Su-34 das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) caiu e bateu em prédio, os russos perderam no domingo (23) mais um caça. Dessa vez um Sukhoi Su-30SM Flanker-H caiu em uma área residencial na Sibéria. Os dois pilotos morreram. 

Assim como no caso do Su-34, o Su-30SM bateu em um prédio de apartamentos no distrito de Novo-Lenino, em Irkutsk, por volta das 17h30 local, causando um grande incêndio no edifício. Autoridades afirmam ninguém em solo se feriu. Os moradores do prédio atingido não estavam em casa no momento do acidente e receberão indenizações no valor de 100,000 rublos (cerca de R$ 8585) 

De acordo com a agência russa Tass, o caça estava em um voo de aceitação, antes da entrega à VKS, e havia decolado da planta de aviação da Irkutsk, onde são fabricados alguns Su-30 e o Su-35. 

“O Comitê de Investigação da Federação Russa qualificou o acidente do Su-30 como uma violação das regras de segurança no trânsito e na operação do transporte aéreo, um processo criminal  foi iniciado nos termos do Art. 263 do Código Penal da Federação Russa” diz a TASS. A United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal russo responsável pela Sukhoi, lançou uma investigação para determinar as causas do acidente. 

Vídeos do sinistro mostram o caça mergulhando contra o solo. Conforme o canal russo Mash, dois Su-30SM decolaram da planta para o voo de testes. Enquanto um deles pousou logo em seguida, outro parou de responder ao controle de tráfego aéreo. Um terceiro caça decolou para estabelecer contato. Ao voar em formação com o jato, os pilotos foram vistos inconscientes na cabine.  

Citando uma fonte anônima, a agência RIA Novosti diz que resultados preliminares mostram que ambos os pilotos perderam a consciência, possivelmente por problemas com o suprimento de oxigênio. 

Emprego na Ucrânia

Baseado no Su-30MKI desenvolvido para a Índia, o Sukhoi Su-30SM é um dos jatos mais modernos da VKS. É tripulado por dois pilotos, onde o copiloto, no assento traseiro, normalmente atua como navegador e/ou operador de sistemas d’armas

O modelo usa o radar multimodo de varredura eletrônica passiva (PESA) N011M Bars, combinado com o IRST OLS-30 e o complexo Khibiny de guerra eletrônica. Ainda possui um canhão GSh-30-1 de 30mm e 12 pontos duros para emprego de mísseis ar-ar, foguetes, bombas inteligentes e demais armamentos. 

Sukhoi Su-30SM Flanker Rússia Ucrânia
Sukhoi Su-30SM. Foto: Ministério da Defesa Russo.

O Su-30SM é outro modelo que a VKS tem usado amplamente na campanha na Ucrânia. Apesar de moderno, é o terceiro avião russo mais derrubado no conflito, com 11 perdas confirmadas pelo portal Oryx

Um dos Su-30 derrubados foi encontrado recentemente com a retomada de Kharkiv pela Ucrânia. O jato portava um avançado equipamento de guerra eletrônica, cujos destroços foram capturados. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Rússia, SU-30, usaexport