Advertisement

Vídeo: piloto de Su-25 da Rússia filma a própria ejeção na Ucrânia

Imagens incríveis mostrando a ejeção de um piloto da Força Aérea Russa (VKS) de seu jato Su-25 sobre a Ucrânia estão viralizando nas redes sociais. Seria um vídeo relativamente comum se não fosse por um “pequeno” detalhe: o piloto da Rússia gravou sua própria ejeção. 

O vídeo de 01:55 começou a viralizar neste final de semana depois de ter sido publicado pelo canal russo Fighter bomber. 

Logo no começo do vídeo, a aeronave, um jato de ataque ao solo Sukhoi Su-25SM, dá uma forte guinada para cima e para a direita. É possível ver o piloto pelo espelho do avião logo antes dele ejetar em baixa altura.

Também é possível coletar diversos detalhes nos frames pós-ejeção. Pelo menos um dos motores R195 do Su-25 está em chamas e o mais incrível: o estabilizador vertical parece estar partido ao meio. Parte da letra V, um dos símbolos usados para identificar unidades russas na guerra, também é visto no que resta da deriva da aeronave. 

Piloto da Rússia logo antes de ejetar de seu Su-25 na Ucrânia.
Piloto da Rússia logo antes de ejetar de seu Su-25 na Ucrânia.

Assim que  aviador é ejetado, a câmera grava o “bort number” 09 vermelho. Um internauta afirma que, através desse número (tradicional nos aviões russos), pode encontrar a matrícula do avião destruído: RF-91965, do 18º Regimento de Guardas de Aviação de Assalto.

Ainda não se sabe exatamente quando e onde as imagens foram gravadas. Algumas fontes afirmam que jato russo caiu na região de Kherson após ser atingido por um míssil antiaéreo ucraniano. Já o The Aviationist observa que, considerando a paisagem, o vídeo pode ter sido gravado no verão, ou seja, entre junho e agosto. 

De qualquer forma, as imagens são, de fato, impressionantes. Possivelmente é um dos únicos vídeos que mostram uma ejeção do ponto de vista do piloto, se realmente não for o único. 

Amplamente empregado, bastante abatido

Originalmente desenvolvido na década de 1970, o Sukhoi Su-25, chamado de Frogfoot pela OTAN, é uma aeronave subsônica dedicada à operações de ataque contra alvos em solo. Para isso, o equivalente o russo do A-10 norte-americano recebe uma cabine blindada e capacidade para empregar diversos armamentos, inclusive inteligentes, apesar de ser mais visto com bombas e foguetes convencionais. 

Sukhoi Su-25 Russia
Su-25 russo com danos após ser atingido por um míssil terra-ar ucraniano.

Rússia e Ucrânia operam o Su-25, que tem sido um dos aviões mais empregados no conflito entre os dois países. Apesar de ser reconhecido por sua robustez e resistência, o modelo é o mais derrubado na guerra: segundo o portal Oryx, a VKS perdeu 25 Frogfoot, enquanto os ucranianos perderam 14 aviões. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Ejeção, Rússia, SU-25, Ucrânia, usaexport