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Caças F-35A da RAAF são colocados em categoria de risco de corrosão

Lockheed Martin F-35

Caças F-35A Lightning II da RAAF (Real Força Aérea Australiana) estão sofrendo um sério risco de corrosão, para evitar esse problema que pode danificar as aeronaves as autoridades militares decidiram a fazer um processo de sistemas de desumidificação ininterruptos, em uma base da Força Aérea perto de Newcastle, para assim poder conter esse processo de corrosão.

As preocupações sobre os danos que as corrosões podem oferecer a frota de caças da Austrália foi levantada em 2017, antes mesmo da chegada dos caças F-35A.

Em um relatório feito pela empresa de auditoria e consultoria KPMG, foi informado com mais detalhes a necessidade de haver uma ação para que os F-35A sejam poupados desta ação destrutiva da natureza, afinal as 75 unidades do caça stealh têm um preço total de US$ 17 bilhões.

Caças F-35A da RAAF, as primeiras unidades chegaram ao país em dezembro de 2018- Foto: ABC Newcastle

A RAAF adquiriu os caças F-35A para que pudesse cumprir a defesa aérea do país. Hoje a RAAF está desativando seus 54 caças F/A-18 Hornet. Além destes, a RAAF opera também os F/A-18 Super Hornet com 24 unidades, por fim estão chegando as primeiras unidades do F-35A Lightning II.

O processo de corrosão intergranular ocorre como uma reação química entre o metal e o meio ambiente.

“Isso pode degradar as propriedades do material, provocando rachaduras por tensão e causando tensão, que pode afetar componentes adjacentes”, diz o relatório.

O relatório aponta que a corrosão acontece na liga de alumínio 7085, usada na construção do F-35, essa é a primeira vez que o material foi usado na produção em série de uma aeronave militar.

“O AA 7085 tem maior susceptibilidade à corrosão intergranular”, disse o relatório.

F-35A da RAAF: Foto: RAAF

Os jatos também serão baseados na Base Aérea Luke, no estado americano do Arizona, e na base da RAAF em Tindall, no Território do Norte.

Tais medidas visão evitar ao máximo que a fuselagem e os sensores dos caças sejam afetados pela corrosão. Até que se tenha feito o processo de desumidificação, os caças não ficaram somente base aérea Williamtown, mas podem ser deslocados para outros locais.

 

Fonte de apoio: ABC News Australia / Edição: Aeroflap

 

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