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Caças F-4 Phantom da Coreia do Sul lançam mísseis pela última vez antes da aposentadoria

Caça F-4E Phantom II da Coreia do Sul lança míssil AGM-142 Popeye pela última vez. Jatos serão aposentados em junho.

Uma era deve s encerrar na Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) nas próximas semanas, com a baixa dos jatos F-4E Phantom II. Os veteranos aviões de caça realizaram seu último lançamento de mísseis e bombas antes da aposentadoria. 

Durante exercício, realizado na última quinta-feira (18) em um estande de tiro real perto do Mar Amarelo, os F-4 sul-coreanos lançaram 30 bombas Mk.82 de 500 libras e dispararam mísseis AGM-142 Popeye. O evento também marcou os últimos disparos dos mísseis Popeye, uma vez que os Phantoms são os únicos aviões da ROKAF capazes de empregar este armamento. 

Os primeiros F-4 pousaram a Coreia do Sul em meados dos anos 1960 e agora o país está finalmente aposentando os jatos, com quase 55 anos de operação. Cerca de 24 aviões permanecem em serviço com o 153º Esquadrão de Caça da Base Aérea de Suwon. A cerimônia de aposentadoria dos caças está prevista para o dia 08 de junho, segundo a Air & Space Forces Magazine.

A ROKAF está entre os maiores operadores do famoso jato norte-americano, tendo recebido cerca de 220 aviões ao longo das mais de cinco décadas de atividades com caças F-4D e E. Agora os Fantasmas estão dando espaço definitivo para modelos mais modernos, como os F-15K Slam Eagle, KF-16 Fighting Falcon, o stealth F-35 e no projeto KF-21 Boramae. Este último também vai substituir outro veterano ainda em operação com a ROKAF, o F-5E/F Tiger II. 

O F-4 Phantom II voou pela primeira vez em 1958, desenvolvido inicialmente como um interceptador para a Marinha dos Estados Unidos. Ícone da Guerra do Vietnã, o modelo acabou evoluindo para um caça-bombardeiro, capaz de executar atividades de combate aéreo e ataque ao solo; também foi adaptado para missões de reconhecimento (RF-4) e guerra eletrônica (F-4G).

Mais de 5000 F-4 Phantom foram fabricados pela McDonnell Douglas (hoje Boeing) até o encerramento da produção em 1981. Doze países adquiriram o F-4 em diversas variantes, mas apenas quatro ainda o operam: Irã, Turquia, Grécia e a própria Coreia do Sul. Saiba mais sobre os últimos redutos deste lendário jato nesta matéria especial do Aeroflap. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias