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Caça KF-21 da Coreia do Sul conclui primeiro teste de reabastecimento em voo

Coreia do Sul concluiu primeiro teste de reabastecimento em voo de seu novo caça, o KF-21 Boramae. Foto: DAPA/Divulgação.

O novo avião de caça da Coreia do Sul, o KF-21 Boramae, realizou na terça-feira (19) o primeiro ensaio de reabastecimento em voo (REVO). Os voos de testes foram realizados com apoio de um avião-tanque Airbus A330 MRTT da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF). 

Segundo a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), órgão que gerencia os programas militares do país, o teste foi realizado no Mar do Sul com o quinto de seis protótipos do KF-21. A aeronave conclui com sucesso o REVO, recebendo combustível do KC-330 através da lança de reabastecimento. 

Em nota, a DAPA diz que “o objetivo era avaliar as características de influência e controle do KF-21 e confirmar as funções de reabastecimento aéreo, como conexão e separação segura com o avião-tanque e transferência de combustível.” Nos próximos testes, que seguirão até março de 2025, a equipe vai avaliar as operações de reabastecimento em diferentes altitudes e velocidades.

Os ensaios começaram no dia 08/03, com uma inspeção preliminar das características de controle entre o dispositivo de reabastecimento do A330 e o receptáculo do KF-21. Localizado no dorso do caça, este é o ponto onde a lança deve ser encaixada para a transferência de combustível. 

“O sucesso deste teste de voo de reabastecimento é significativo, na medida em que pode expandir o raio operacional e o tempo de operação do KF-21, contribuindo para garantir as capacidades operacionais de longa distância da Força Aérea, bem como fortalecer o seu poder militar”, disse Noh. Ji-man, chefe do Programa de Caça da Coreia na DAPA.

Este é o mais recente marco conquistado pelo KF-21, o primeiro avião de caça completamente projetado pela Coreia do Sul. A aeronave é fruto do projeto KF-X e deverá substituir os antigos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II nos próximos anos. A DAPA quer assinar ainda neste ano um contrato para iniciar a produção da aeronave, que só deve entrar em operação em 2026.

Embora apresente um desenho similar ao de jatos stealth, como o F-35 Lightning II e o F-22 Raptor dos EUA, a Coreia do Sul diz que o KF-21 é um caça de 4.5 geração. O avião que incorpora elementos de furtividade em seu design, mas carrega seu armamento em cabides nas asas e fuselagem, o que aumenta drasticamente seu retorno radar. Os motores são os F414 da GE Aviation, os mesmos utilizados no SAAB JAS 39E/F Gripen e o F/A-18E/F Super Hornet. A Martin-Baker produz os assentos ejetáveis Mk.18. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, KF-21, reabastecimento em voo