O governo da Coreia do Sul assinou na sexta-feira (22) a autorização para a produção inicial de seu novo avião de caça, o KF-21 Boramae. O pedido, no entanto, foi cortado pela metade, compreendendo apenas 20 dos 40 aviões inicialmente planejados.
O acordo foi assinado pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), que gerencia projetos de defesa do país, e a fabricante do KF-21, a Korean Aerospace Industries (KAI). Ainda em janeiro a DAPA revelou que planejava iniciar a produção da aeronave neste ano. O modelo que possui desenho similar aos caças F-22 Raptor e F-35 Lightning dos Estados Unidos vai substituir o F-4 Phantom II e F-5 Tiger II ainda serviço com a Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF).
Embora a DAPA tenha dado celeridade no contrato, para evitar uma lacuna na capacidade da ROKAF, a mídia sul-coreana afirma que a organização cortou o 1º lote pela metade por quê ainda quer realizar mais testes com o KF-21. Os cortes são resultados de um estudo de viabilidade do projeto, apresentado no ano passado, que levantou preocupações sobre as capacidades do novo caça, disse um funcionário da DAPA em anonimato.
![Novo caça da Coreia do Sul, KF-21 é visto durante testes de armamentos. Via @Fighterman_FFRC](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2024/03/FsdAbd_X0AEBKMN.jpg)
“(Planejamos) concluir os testes de verificação até junho deste ano e assinar um contrato para as 20 unidades restantes até fevereiro próximo, após consultas com as agências relevantes”, disse o funcionário.
As avaliações envolvem o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) desenvolvido localmente e a integração de mísseis ar-ar, como os já testados Meteor e IRIS-T. Mesmo assim, o Comitê de Promoção do Projeto de Defesa aprovou todo o plano de produção para um total de 40 KF-21, estimado em US$ 5,9 bilhões, e que será executado deste ano até 2028.
Embora tenha enfrentado percalços – como o possível vazamento de informações secretas e a falta de pagamentos da parceria Indonésia – o programa do KF-21 tem seguido adiante. Ainda na semana passada a Coreia realizou o primeiro reabastecimento em voo com o novo avião. Os seis protótipos do avião (incluindo dois modelos de dois assentos) já estão sendo usados em diversos testes. O plano estipula que os primeiros aviões devem entrar em serviço em 2026.
Modernização de caças F-15
Além de conceder luz verde à fabricação do KF-21, no mesmo dia autoridades também aprovaram um projeto de 3,9 trilhões de won para a modernização da frota de caças F-15K Slam Eagle. A atualização dos 59 aviões será realizada no âmbito do programa de Vendas Militares Estrangeiras do governo dos EUA.
Segundo a Flightglobal, os jatos terão melhorias nas capacidades de ataque e identificação de alvos. Durante a feira ADEX em outubro de 2023, a Boeing disse ao portal que a Coreia do Sul ainda estava analisando a configuração e o cronograma do plano de modernização do F-15K. É possível que aviônicos do F-15EX Eagle II sejam incorporados ao F-15K, como o radar APG-82(V)1 AESA, a suíte de guerra eletrônica EPAWSS e o computador de missão ADCP II.
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