Advertisement

Caças Su-30 indianos pousam no Japão pela primeira vez para exercício militar

Quatro caças Sukhoi Su-30MKI pousaram no Japão, onde foram recebidos com o tradicional batismo d'água. O Veer Guardian 2023 é o primeiro exercício aéreo entre Índia e Japão. Foto: JASDF.

Aeronaves de caça Sukhoi Su-30MKI Flanker-H da Força Aérea da Índia (IAF) tocaram o solo do Japão pela primeira vez na terça-feira (10). Os jatos militares da IAF chegaram ao país para um exercício militar, o Veer Guardian 2023 (VG23). 

A chegada dos quatro Su-30 à Base Aérea de Hyakuri marca a primeira vez que as duas nações se reúnem para um treinamento do tipo. Além dos caças, a IAF também enviou dois cargueiros C-17 Globemaster III e um avião-tanque Il-78 Midas, sendo que este último pousou na base de Naha.

As aeronaves ainda fizeram escalas na Tailândia e Filipinas antes do pouso no Japão, onde foram recebidas com o tradicional batismo d’água. 

Outro ineditismo ocorre no grupo de caça indiano: o elemento será comandado pela Líder de Esquadrão Avni Chaturvedi, marcando a primeira vez que um esquadrão indiano terá uma mulher no comando durante um exercício bilateral. Chaturvedi é, também, uma das três primeiras pilotos de caça da IAF. 

O VG23 estava originalmente programado para ocorrer em 2019, mas foi adiado para 2020. A subsequente pandemia de Covid-19 também atrasou ainda mais o treinamento, que finalmente ocorre agora, entre os 12 e 16 deste mês.

A Índia participa com os quatro Su-30MKI do 220 Squadron Desert Tigers, com sede no estado de Punjab. Estes voarão contra (e também ao lado) dos caças F-2 Viper Zero e F-15J da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), incluindo os F-15 do Esquadrão Aggressor da Base Aérea de Komatsu. 

Patch do exercício Veer Guardian 2023, entre os Su-30MKI da Índia contra os F-2 e F-15 do Japão.
Patch do exercício Veer Guardian 2023, entre os Su-30MKI da Índia contra os F-2 e F-15 do Japão.

O Veer Guardian 2023 é fruto de uma aproximação geopolítica entre Tóquio e Nova Déli, e ocorre para aumentar a cooperação entre as forças aéreas desses países, especialmente em face à ameaça que China e Rússia representam na região. 

Para a JASDF, treinar com os Su-30 indianos é uma grande oportunidade para conhecer de perto o modelo de origem russa que é, também, o principal caça da IAF. A Índia, por outro lado, já participou de diversos exercícios internacionais, onde enfrentou caças F-16, F-15, F/A-18, Rafale e outros. 

Com informações de Scramble Magazine

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: exercício, Índia, Japão, SU-30, SU-30MKI, usaexport