Advertisement

Canadá apreende oficialmente Antonov An-124 russo e poderá repassá-lo para Ucrânia

An-124 Antonov Canadá

O governo do Canadá anunciou oficialmente que realizou a apreensão de um Antonov An-124 da companhia aérea russa Volga-Dnepr utilizado para o transporte de grandes quatidades de cargas. O anúncio é uma resposta do país às invasões da Rússia na Ucrânia.

O Antonov An-124 da Volga-Dnepr apreendido foi o de matrícula RA-82078, que está sem voar desde o final de fevereiro do ano passado. Na ocasião, o gigante cargueiro estava realizando um voo de entrega de testes rápidos para a Covid-19 quando o governo canadense determinou o fechamento do espaço aéreo para qualquer aeronave russa.

Em um comunicado oficial através da Ministra das Relações Exteriores, o governo do Canadá confirmou a apreensão oficial da aeronave:

“Hoje, o Canadá está enviando uma mensagem clara ao regime russo de que não haverá mais lugar para se esconder para aqueles que apóiam e lucram com a guerra de agressão do Kremlin. O Canadá está lá para apoiar a luta da Ucrânia pela liberdade desde o primeiro dia, e nós continuaremos a estar lá através de sua vitória para ajudar em seus esforços de reconstrução.”

O país também manifestou sua preferência em repassar o Antonov An-124 para a Ucrânia como forma de apoio e aporte diante dos ataques que já duram quase um ano e meio. 

“Desde o início, estamos do lado do povo ucraniano e implementamos um NOTAM contra todos os voos de propriedade e operação russa para o Canadá. Hoje, estamos demonstrando que as ações da Rússia continuam tendo consequências. Estamos com a Ucrânia e tomaremos toda e qualquer ação necessária, incluindo esta apreensão, para pressionar o presidente Putin”, disse Omar Alghabra, Ministro dos Transportes do Canadá.

O RA-82078 está entre os quatro aviões que estão apreendidos fora do território russo, que ainda possuí outros três Antonov An-124 apreendidos no Aerporto de Leipzig na Alemanha. A frota é composta por dez aeronaves do tipo mas apenas um Antonov está em operação. A Volga-Dnepr conta também com cinco Ilyushin IL-76 para o transporte de cargas.

Veja também:

 

 

Com informações do Ch-Aviation

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.