A China tem avançado cada vez mais na nacionalização dos componentes de suas aeronaves militares, diminuindo a dependência em relação ao seu maior parceiro: a Rússia. Agora chegou a vez dos caças navais J-15 Feisha (Flying Shark) receberem os motores WS-10 Taihang, produzidos localmente.
O J-15 é uma cópia não licenciada do Sukhoi Su-33 Flanker-D, versão naval do Su-27 Flanker usada pelos russos a bordo do porta-aviões Almirante Kuznetsov. Já com ambições expansionistas, Pequim teria adquirido da Ucrânia, em meados dos anos 2000, um protótipo do Su-33, a partir do qual fez a engenharia reversa para o projeto do J-15, que hoje é seu único caça naval em operação.
This could be another major surprise 😮
The PLAN Naval Aviation converted at least one J-15 to WS-10B engines replacing the standard Russian AL-31F, so after only a few prototypes tested it in the early phase, this is eventually a hint that the WS-10 is ready for the J-15 too. pic.twitter.com/sTwdVnQU2k
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) November 23, 2022
Para marcar os 10 anos do primeiro pouso de um J-15 em um porta-aviões (o Type 001 Liaoning), a emissora estatal chinesa CCTV produziu uma reportagem especial. Nas imagens é possível ver que um dos J-15 operacionais não está usando os motores russos Lyulka Saturn AL-31F, mas sim os turbofans Shenyang WS-10B, fabricados no país e identificados pelos bocais.
![Diferentes versões dos motores WS-10 Taihang, da China.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/11/Motores_WS-10_China.jpg)
Um protótipo do J-15 já havia sido fotografado uma versão mais antiga do WS-10, mas as imagens da CCTV são as primeiras mostrando um J-15 de produção em série usando os motores chineses em uma iteração mais nova.
Os WS-10 já equipam os caças Shenyang J-11BS, J-16, Chengdu J-10C e o stealth J-20 Vigorous Dragon. A aplicação dos motores em mais uma de suas principais plataformas mostra que Pequim está confiante na performance do produto.
There is much speculation regarding not only the new image showing a regular J-15 with a WS-10 engine but also this one. However, I'm almost certain, this is only the older prototype no. 554 https://t.co/1NCUtmxO5y pic.twitter.com/UToQYemWob
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) November 24, 2022
Conforme observa o Defense News, notícias mais antigas sugeriram que a China estava enfrentando problemas de confiabilidade e desempenho com o WS-10, fora outras atribulações mais amplas no desenvolvimento local de motores.
Dessa forma, os chineses acabaram por usar motores russos para equipar aeronaves produzidas localmente, como o cargueiro pesado Xian Y-20, que usa os Solovyev D-30KP2, e o J-20 de 5ª geração, que também usa os AL-31.
Finally a clearer image of an operational PLAN Naval Aviation J-15S twin-seater with the clearly visible number 46. pic.twitter.com/fxR6thwL4B
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) August 1, 2022
Além dos novos motores, a China também está desenvolvendo três novas variantes de seu caça embarcado: o J-15D de guerra eletrônica, análogo ao EA-18G Growler norte-americano, o J-15S de dois lugares e o J-15T para operações em porta-aviões com sistema de decolagem por catapultas.
Segundo o levantamento World Air Forces 2022, a Aviação Naval Chinesa (PLANAF) opera cerca de 45 caças J-15 Flying Shark e tem outros 50 encomendados.
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