Advertisement

Colisão com pássaro quebra para-brisa de avião e interrompe show aéreo

Bird strike colisão pássaro Red Arrows RAF Hawk para-brisa

Uma apresentação dos Red Arrows, equipe de demonstração da Força Aérea Real Britânica (RAF) foi interrompida no domingo (28), no País de Gales, depois que um dos aviões colidiu com um pássaro. Imagens mostram que o para-brisa dianteiro do jato (canopy) ficou quebrado e em ensanguentado. 

O incidente, comumente chamado de “bird strike” no meio aeronáutico, ocorreu durante a demonstração no Show Aéreo de Rhyl. A aeronave de número 6, chamada de Red 6, se chocou com um pássaro.

A força do impacto foi suficiente para quebrar o canopy dianteiro do jato Hawk T.1A, forçando o piloto, Squadron Leader Gregor Ogston, a declarar uma emergência. 

A apresentação foi abortada e a equipe retornou ao aeroporto de Hawarden, que serviu de base para aquele show. Pouco depois, imagens mostrando a aeronave danificada surgiram nas redes sociais. 

No Twitter, o comandante da ‘esquadrilha da fumaça britânica’, Wing Commander David Montenegro, disse que seu colega estava bem, mas “um pouco abalado” com o incidente. “Suas ações imediatas executadas com calma e corretamente com o apoio de seus colegas garantiram um resultado seguro”, disse o oficial.

Na mesma rede, o perfil da equipe destacou que “Este tipo de incidente não é incomum na aviação e é extremamente bem treinado.” De fato, a colisão com pássaros acontece com uma certa frequência e traz uma série de prejuízos, como no caso do Red 6, que poderia, até mesmo, ter se machucado.

No Brasil, um piloto de caça F-5, Major-Aviador Glauco Constantino, ficou cego depois de colidir com um urubu, como mostrado em um documentário da Rede Globo

Como notado pelo The Aviationist, o incidente também ocorre enquanto os Red Arrows vivem uma crise inédita. Um piloto foi expulso por causa de um suposto caso com outra militar, enquanto um segundo aviador pediu renuncia por conta da “cultura tóxica” da própria equipe. Segundo o The Sun, um terceiro piloto saiu em janeiro por motivos pessoais, mas foi substituído. 

“Isso é um desastre para a RAF”, disse um ex-piloto ao portal. Os Red Arrows são seu rosto e o público os ama, mas eles não têm ideia do que está acontecendo nos bastidores.”

Foto: RAF

Dessa forma, a equipe que normalmente voa com nove aeronaves está se apresentando com apenas sete, o que impede que certas manobras com a formação completa sejam realizadas nos shows.

Com informações de Aerotime, The AviationistThe Sun

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: bird strike, Incidente, Red Arrows, usaexport