Com Vídeo: Conheça a trajetória do piloto da FAB que pilotou o primeiro Gripen F-39 brasileiro

Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres- Foto: SAAB

A SAAB postou o quarto episódio da série: “Treinamento para pilotar o Gripen”, no vídeo conhecemos mais a trajetória do piloto de ensaios da FAB, o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres.

O Tenente-Coronel Cristiano foi o primeiro piloto da FAB a voar o “FAB 4100”, o primeiro Gripen F-39 brasileiro. O voo aconteceu na Suécia ainda durante a campanha de testes feitas por lá.

Cristiano ainda fala sobre os diferenciais do Gripen E frente ao Gripen D que é utilizado pela força aérea sueca, tcheca, húngara, tailandesa e sul-africana.

 

O Gripen F-39E FAB 4100 está no Brasil desde setembro e está sediado no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça da FAB.

 O caça foi apresentado oficialmente no dia 23 de outubro Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na ALA-1 em Brasília-DF.

Gripen F-39E pousando em Brasília-DF

Além disso, houve um Workshop do caça Gripen na ALA-1, neste evento foram apresentadas detalhes sobre o caça e o cronograma da FAB em relação ao mesmo.


A partir do final 2021 as primeiras quatro unidades operacionais do Gripen chegam para Força Aérea Brasileira. As 36 unidades do F-39E/F ficarão sediadas na ALA-2, em Anápolis-GO e serão operadas pelo 1º GDA e pelo 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA