A Comac recebeu durante a semana a maior encomenda do Comac C919 até o momento. O pedido foi feito pela China Eastern em um negócio envolvendo 100 unidades do jato de corredor único avaliado em US $10 bilhões a preço de tabela.
Após o pedido, a China Eastern se tornará a maior operadora do C919, sendo que a companhia havia feito um pedido anterior de apenas 5 unidades.
Com cinco as primeiras entregas programadas para o ano que vem, a China Eastern espera receber 10 aeronaves anualmente entre os anos de 2025 a 2027, com o aumento nas entregas de 2028 a 2030 para 15 unidades anuais, finalizando o ano de 2031 com 20 entregas, conforme relatado pelo Portal Simple Flying.
É bastante provável que outros operadores da China também façam pedidos expressivos do C919, alavancando a presença do jato nas rotas domésticas, resultando na maior independência da China no uso de aeronaves comerciais do ocidente.
O uso de aeronaves de fabricação nacional pela China vai de encontro na recuperação do setor da aviação chinesa após a pandemia do coronavírus, que curiosamente, vem ignorando novos pedidos dos jatos A320neo e o 737 MAX.
O C919 é a aposta da China para concorrer no mercado de corredor único dominado pela Airbus e a Boeing. A expectativa é de que a Comac avance no mercado de aviação da China em um primeiro momento para depois oferecer o C919 para outros países.
Especialistas sugerem que a frota total de aeronaves na China deverá ultrapassar a marca de 10.000 unidades até 2041, fatia que representará 20% da frota global.
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Com informações: Simple Flying
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