Advertisement

Compre seu jato: Cazaquistão está vendendo mais de 100 aviões de caça

MiG-29 da Força Aérea do Cazaquistão.

Se você quer comprar um avião de caça, poderá ter uma oportunidade no Cazaquistão. O país está vendendo uma coleção de 117 antigos jatos de combate, todos já aposentados e sem condições de voo.

Dentre os aviões ofertados está o MiG-31 Foxhound, considerado o caça mais rápido em serviço no mundo, capaz de atingir os 3000 km/h. A Força Aérea do Cazaquistão está vendendo 10 desses aviões por US$ 1 milhão. Além do MiG-31, também estão disponíveis para compra o caça-bombardeiro MiG-29 Fulcrum e os jatos de ataque Su-24 Fencer e MiG-27 Flogger. 

Os aviões foram anunciados pela organização estatal Kazspecexport e estão sendo vendidos em leilão como fonte de “metais não ferrosos”. Quem fizer a oferta vencedora deverá desmontar as aeronaves no local onde estão, ou seja, dentro das bases aéreas, nas regiões de Almaty, Abay, Karaganda e Shymkent. 

MiG-31 Foxhound, caça mais rápido em atividade no mundo, está entre os modelos à venda no Cazaquistão.
MiG-31 Foxhound, caça mais rápido em atividade no mundo, está entre os modelos à venda no Cazaquistão.

Os caças atingiram o limite de sua vida útil e não podem mais voar, informa o governo. A reforma e modernização dos aviões também é economicamente inviável. Assim, a força aérea decidiu leiloar os aviões, que só podem ser comprados por entidades jurídicas reconhecidas. 

Mesmo que o país esteja vendendo os aviões como sucatas, os MiGs podem fazer brilhar os olhos de colecionadores e entusiastas. Por outro lado, é possível que “entidades” vejam as aeronaves como uma fonte de componentes importantes, observa o Bulgarian Military. Os jatos poderiam servir à Ucrânia, que opera o MiG-29 e o Su-24 em meio à guerra contra a Rússia, o que traz dificuldades para a obter peças de reposição para seus próprios aviões. 

A venda dos aviões de caça é parte do processo de modernização da Força Aérea do Cazaquistão, já possui vetores mais atualizados. O próprio MiG-31 segue voando no país, mas em uma versão modernizada, ao lado do Sukhoi Su-30SM, amplamente usado pela Rússia no conflito com a Ucrânia. Eles dividem o pátio das bases aéreas com outros modelos veteranos, como Su-27, Su-25, MiG-29 e MiG-27. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: caça, Cazaquistão, Mig 31, Sucata, usaexport