Antonov AN-124 Caminhões de Bombeiro
Foto: Rosenbauer International

Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos 7 dias, bem como nossos melhores artigos da semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 3 de julho a 10 de julho, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

Receba as principais notícias da aviação diretamente no seu TELEGRAM, em tempo real. Participe do nosso grupo Clicando Aqui.

Para participar no Whatsapp Clique Aqui.

Vamos começar com os principais assuntos?

Semana marcada por acidentes

Nesta semana tivemos três acidentes fatais envolvendo aeronaves de passageiros, militar e de cargas. O primeiro envolve um Lockheed Hercules C-130H da Força Aérea Filipina.

O Hercules estava com 92 pessoas a bordo e caiu na manhã do dia 4 de julho ao tentar realizar o pouso na ilha de Joló nas Filipinas. Segundo informações, ao menos 45 ocupantes perderam suas vidas no acidente, a aeronave havia voado anteriormente para a USAF e foi repassada no começo do ano em virtude de um acordo entre as forças.

Foto: Facebook

O segundo acidente aconteceu com um Antonov An-26 de uma companhia aérea russa que estava em seus minutos finais de voo. A aeronave de matrícula RA-26085 com 28 ocupantes a bordo estava à 9km de distância do Aeroporto quando perdeu contato com a torre de controle local. 

Com baixa visibilidade devido ao nevoeiro intenso que estava sobre a região, o Antonov AN-26 colidiu com o topo de uma costeira e se partiu. Uma parte dos motores e da fuselagem ficaram no topo da costeira e a outra parte caiu no mar, não foram encontrados sobreviventes.

Foto: Jetphotos / Sergey Svechnikov
Foto: Aviation Herald / Equipes de Busca e Salvamento

O terceiro envolve uma aeronave clássica, um Douglas DC-3. O clássico avião da companhia aérea colombiana Aliansa Aerolineas Andinas se acidentou durante um voo de treinamento. A aeronave de matrícula HK-2820 partiu de Villavicencio em um voo de treinamento e deveria pousar no mesmo aeroporto. Três tripulantes estavam a bordo do avião no momento do incidente.

Segundo relatos da mídia local El Tiempo , o avião foi encontrado no leito de um rio em Guatiquia, na Colômbia. Não foram divulgados os estado de saúde dos tripulantes.


Antonov 124 realiza mais um transporte especial

O gigante Antonov AN-124 realizou mais um transporte especial de veículos grandes, desta vez a aeronave transportou três grandes caminhões de bombeiros para a Ásia partindo do Oriente Médio.

Foto: Antonov Airlines

Acostumada a transportar grandes remessas de cargas ou equipamentos mais pesados, a Antonov Airlines conseguiu planejar o transporte das três viaturas Rosenbauer Panther em uma semana. Com o peso de 21 toneladas e 12 metros de comprimento cada caminhão, eles foram embarcados pelo nariz do AN-124 que possui uma rampa. Ao todo, foram embarcadas 63 toneladas de carga útil no gigante cargueiro.

Azul detalha como avalia a escolha de um novo modelo para a frota

Durante uma live realizada no Instagram, a Azul Linhas Aéreas contou como escolhe um novo modelo para sua frota. Além disso, detalhou como é processo de escolha dos motores, pintura e interiores. A live teve foco nas suas aeronaves da fabricante Airbus. Confira a matéria completa clicando aqui.


Retomada do setor: Azul, GOL e LATAM aumentam seus voos a níveis parecidos com 2019


A retomada do setor aéreo está sendo impulsionada pela demanda que está retornando gradativamente alinhado com a vacinação que ocorre no país. Julho também é o mês da alta temporada no Brasil e com isso as companhias aéreas ampliam suas ofertas de voos e reforçam conexões para fazer frente à demanda.

A Azul anunciou ao longo da semana que recuperou quase 100% do número de voos que tinha em 2019. Confira os números clicando aqui.

A GOL registrou uma alta de 260% referente a demanda no mês de junho. Os números são em comparação ao mesmo período em 2020. Confira mais detalhes clicando aqui.

A LATAM anunciou um incremento no número de voos operados pela empresa, o aumento representou o crescimento de 34% em relação ao mês de junho. Confira os números completos clicando aqui.

Modern abre vagas para novos pilotos de ATR 72

Foto – Modern Logistics/Divulgação

A companhia aérea cargueira Modern está ampliando sua presença no mercado e com isso anunciou em seu site oficial a abertura de vagas de trabalho em diversos postos em algumas localidades.

O destaque está para as vagas de piloto de ATR 72, avião no qual a empresa ainda não opera mas destacou que planejava operar há algumas semanas. Além do turboélice, a empresa visa operar no futuro com aviões 737NG para substituir os atuais 737 Classics.
Todas as vagas disponíveis no link abaixo são para as operações da empresa em Jundiaí e Campinas, no interior de São Paulo. Veja mais sobre essas vagas disponíveis Clicando aqui.

Coletiva de imprensa do Presidente da Lituânia é interrompida por alarme na Base

Um fato inusitado ocorreu no dia 8 de julho na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia, quando a coletiva de imprensa do Primeiro-Ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e do Presidente lituano, Gitanas Nauséda, foi interrompida para que dois caças Eurofighter Typhoon da Ejercito del Aire (Força Aérea Espanhola) pudessem decolar e interceptar dois jatos de ataque russos Sukhoi Su-24 Fencer.

Os dois presidentes falavam com a mídia em frente ao jato quando um militar avisou aos líderes nacionais que eles precisavam se retirar, ao mesmo tempo que o piloto do jato, junto com os técnicos de solo, corriam para acionar e preparar a aeronave. 

Os Typhoons foram acionados em um alerta “Alpha”, real, e decolaram para interceptar duas aeronaves russas, mais tarde identificadas como um par de jatos Su-24.

Embraer Lineage 1000 será convertido em aeronave de patrulha para a Marinha do Paquistão

Projeção Artística do Lineage 1000 como Sea Sultan. Imagem: @AIBoardPSF via Twitter.

O Governo Paquistanês e o conglomerado italiano Leonardo assinaram um contrato avilado em US$ 190 milhões para a conversão de três jatos executivos de grande porte Embraer Lineage 1000 em Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA). 

Dentro do âmbito do projeto Sea Sultan, três aeronaves inicias serão convertidas pela Leonardo, recebendo uma suíte completa de computadores, sensores e demais equipamentos para patrulha naval e guerra antissubmarino. No total, 10 aeronaves deverão passar pelo processo de conversão, substituindo os P-3C Orion da Marinha Paquistanesa.

Uma das aeronaves já está em processo de conversão, as outras duas serão adquiridas no mercado.

Japão terá auxílio da Grã-Bretanha para desenvolver motor de caça de 6ª geração

Projeção do Mitsubishi F-X.

A fabricante de motores britânica Rolls Royce e a companhia japonesa IHI Corporation farão uma parceria para o desenvolvimento dos novos motores para o Mitsubishi F-X, um projeto de caça de 6ª Geração para a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). 

Segundo a agência de notícias japonesa Asahi, os governos das duas nações entraram na fase final de acordos. Autoridades japonesas afirmaram ao portal que o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga falou com sua contraparte britânica, Boris Johnson, sobre o desenvolvimento dos motores durante a Cúpula do G7, realizada em junho na Inglaterra. Funcionários do Ministério da Defesa japonês também viajaram à Inglaterra para tratar do assunto. 

O Mitsubishi F-X, também chamado de F-3, deve entrar em serviço a partir de 2035, devendo substituir o Mitsubishi F-2 Viper-Zero (versão japonesa do F-16 Fighting Falcon).

Nova empresa: Nella entrega manuais para a ANAC e avança com sua certificação


A Nella fez novos avanços em seu processo de certificação nos últimos 7 dias. A mais nova companhia entregou à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) os manuais de treinamento dos tripulantes e despachantes operacionais da companhia.

O processo foi iniciado pela companhia em meados de junho, em uma reunião do diretor de operações, John Long, com representantes da ANAC, e a entrega dos manuais para a avaliação foi realizada no último dia 02 de julho.

Esta entrega de manuais é o início do processo de certificação da aérea, agora a Nella precisa ter esses manuais aprovados (3ª etapa), antes de iniciar a quarta etapa, que inclui a análise dos procedimentos da tripulação em solo e nos voos de testes. A quinta etapa é a emissão do Certificado de Operador Aéreo.

GOL coloca o Boeing 737 MAX 8 em voos regulares em Congonhas

Boeing 737 MAX
Foto: Gabriel Melo

A GOL colocou em operação regular no Aeroporto de Congonhas a sua aeronave mais moderna da frota, o Boeing 737 MAX 8. A aeronave deverá operar voos regulares partindo de Congonhas para Brasília e outras localidades no Sul e no Sudeste do país e cidades no Nordeste como Fortaleza, Recife e Salvador.

Os ganhos com a chegada do Boeing 737 MAX 8 ao aeroporto de Congonhas, localizado em posição central na cidade, são relevantes para a GOL, para todos os seus Clientes, fornecedores e parceiros, para São Paulo e para o meio ambiente, uma vez que a aeronave opera com menor nível de ruído dos motores e é reconhecida pelo consumo 15% mais baixo de combustível.
Disse a GOL em comunicado.

Em dezembro de 2020, a GOL realizou um voo de apresentação a convidados e imprensa na retomada das operações com o modelo partindo do Aeroporto de Congonhas com destino a Belo Horizonte.

O MAX permite melhor performance para voos longos na pista de Congonhas, garantindo o transporte sem restrições de Clientes e cargas a partir do Aeroporto central de São Paulo.

Hoje, a GOL possui 10 aeronaves Boeing 737 MAX 8 no Brasil, todas em operação, com previsão de chegar a 18 até o final de 2021.

Vídeos da Semana

A grande novidade do setor foi a estreia da Itapemirim em voos regulares de passageiros. O Portal Aeroflap esteve a bordo de alguns voos no primeiro dia de operações regulares da mais nova empresa aérea brasileira. Confira como é o serviço oferecido pela ITA.

DEIXE UMA RESPOSTA