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Congresso concede a Boeing isenção para atualizar projetos do 737 MAX 7 e 10

Boeing 737 MAX 7

Os novos jatos da linha 737 MAX da Boeing, as versões -7 e -10 passarão por atualizações em seus projetos antes de serem certificados. Há poucas semanas, a FAA confirmou que a fabricante não iria certificar os novos aviões ainda em 2022.

A fabricante norte-americana inclusive cogitou cancelar o programa 737 MAX 10 em razão dos prazos apertados para atualizar e iniciar a certificação dos novos aviões mas com mais de 1.000 aeronaves encomendadas, a Boeing buscou soluções junto as autoridades para evitar perdas superiores a US$ 50 bilhões.

A Boeing teve sérios problemas após os acidentes fatais com o modelo MAX 8, no qual a fabricante trabalhou por 20 meses para colocar em operação novamente.

Agora a Boeing terá a isenção tanto para atualizar os projetos 737 MAX 7 e 10 como também para atualizar os modelos MAX 8 e 9 já em operação. A certificação dos dos novos modelos estão previstos para ocorrer em 2023 e 2024 respectivamente.

Existem três fatores que as autoridades exigem que a Boeing faça não apenas nos dois novos aviões mas em todos da linha 737 MAX em operação no mundo todo.

A instalação de um terceiro sensor de ângulo de ataque para que sejam comparadas aos outros dois sensores instalados em caso de uma leitura errônea feita por um sensor. A nova atualização iria complementar a a atualização feita em 2020 para que o avião pudesse retornar ao serviço.

A atualização feita em 2020 permite que o sistema obtenha leituras dos sensores tanto lado esquerdo como do lado direito e compare as informações para a ativação correta do sistema MCAS. 

Com as correções, agora o sistema é desativado automaticamente quando há uma divergência muito grande entre os sensores passando o controle novamente para o piloto. Os pilotos também podem desativar e são alertados sobre a desativação do sistema MCAS para evitar manobras bruscas e outros motivos.

Todos os 737s MAX receberão atualizações

Entra em vigor, a partir de 2023, um novo padrão que modernizará o Sistema de Indicação de Motores e Alerta de Tripulação (EICAS), sistema este que terá isenção para a Boeing instalar em todos as aeronaves.

Para que todas as aeronaves Boeing 737 estejam em conformidade com o novo sistema, a fabricante precisaria trabalhar bastante no cockpit da aeronave pois os sistemas utilizados são herdados das primeiras gerações.

O EICAS é um sistema que avisa os pilotos sobre qualquer problema nos sistemas de voo e instrui os pilotos a como lidar com a situação. Com as aeronaves MAX 8 e 9 já em operação, realizar a atualização nessas aeronaves será bem trabalhoso para a fabricante mas será realizado de forma gradativa.

O grande problema da Boeing é que somente a família 737/737 MAX não está equipada com esse sistema mais moderno, e agora com a certificação prevista para 2024, a fabricante norte-americana precisará fazer modificações no EICAS de todas as aeronaves, tornando o sistema padrão.

As atualizações serão feitas em até três anos pela fabricante, prazo este que também deverá ter já em operação a versão 737 MAX 10, com as atualizações necessárias. 

A nova previsão da Boeing para certificar o MAX 7 passou para meados de 2023, se tudo ocorrer bem, o MAX 10 poderá ser certificado antes do prazo estipulado anteriormente, ao final de 2023. 

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

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